Temer manifesta preocupação e defende solução duradoura para conflito na Síria

Discurso

Publicado em 14/04/2018 - 16:34 Por Sumaia Villela - Brasília

O presidente Michel Temer manifestou preocupação com a escalada do conflito militar na Síria e disse que é preciso buscar uma resolução de longo prazo.


A declaração, em referência ao ataque contra a Síria executado pelos Estados Unidos, França e Reino Unido, ocorreu neste sábado (14) durante a Oitava Cúpula das Américas, no Peru.

 

Temer afirmou ainda que o Brasil condena o uso de armas químicas. Após o ataque dessa sexta (13), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificou a ofensiva em um suposto ataque químico atribuído ao governo sírio.

 

Temer também falou sobre o sequestro e morte de uma equipe de reportagem do Equador enquanto trabalhava na fronteira com a Colômbia. Ele disse que o ataque à liberdade de expressão é inaceitável e prestou solidariedade ao governo e às famílias das vítimas.

 

O presidente ainda defendeu maior cooperação dos países no combate a crimes transnacionais. Ele pediu que a OEA, Organização dos Estados Americanos, seja mais atuante contra a crise na Venezuela e lembrou dos milhares de migrantes.

 

Participam da Oitava Cúpula das Américas mais de 20 chefes de estado e governo.

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não compareceu. E pela primeira vez desde a criação do encontro, em 1994, o evento é realizado sem a presença do presidente dos Estados Unidos.

 

O tema da cúpula é “Governabilidade democrática frente à corrupção”.

 

O anfitrião, Peru, é governado desde o fim de março pelo vice-presidente do país, depois que Pedro Pablo Kuczynski renunciou ao mandato após acusações de compra de voto.

 

E sobre o tema do encontro, Michel Temer afirmou que a democracia é a melhor arma contra esse crime, e que o compromisso do Brasil com o estado democrático tem “animado” o país a combater a corrupção.


 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo