Governo quer mais empenho da base no esforço de votações importantes

Política

Publicado em 08/05/2018 - 08:28 Por Kariane Costa - Brasília

Os lideres da base aliada da Câmara dos Deputados se reuniram nessa segunda-feira (7) com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Na pauta do encontro as votações no Congresso, que estão a passos lentos. Das 11 propostas que a equipe econômica listou em fevereiro como prioridades para fortalecer a economia, nenhuma foi aprovada até agora.

 

Ao sair da reunião, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que é o articulador entre o Planalto e os parlamentares, disse que o governo espera mais empenho dos deputados da base. De acordo com Marun, será proposto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, um calendário de votações.

 

A ideia é dar prioridade a projetos como o que prevê a adesão automática de bons consumidores ao cadastro positivo, a proposta que reduz a desoneração de alguns setores da economia, e a medida provisória que concede incentivos ao setor de informática.

 

A explicação para a lentidão do Parlamento seria o clima de articulação política para as eleições. Na última semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que pretende retomar o ritmo normal de votações nesta semana. Ele ainda afirmou que o Executivo precisa articular melhor sua base na Câmara e que a proposta da reoneração da folha de pagamento corre o risco de ser rejeitada se for colocada em votação neste momento. Já Marun defendeu colocar os textos para votação mesmo que o governo perca.

 

Na avaliação do deputado federal Beto Mansur, do MDB, que também participou da reunião, ainda há tempo de votações. O governo corre contra o tempo, pois a expectativa é que, no início de junho, o Congresso fique ainda mais esvaziado, já que começam a Copa do Mundo, as festas juninas no Nordeste e a campanha para as eleições deste ano,

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo