José Dirceu já está em liberdade

Judiciário

Publicado em 27/06/2018 - 09:19 Por Danyele Soares - Brasília

Já está solto o ex-ministro José Dirceu. Ele deixou, durante a madrugada, o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso há um mês, indo direto para seu apartamento em uma área nobre de Brasília.


Dirceu foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 3 votos a 1, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que o petista pode aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra a pena de 30 anos de prisão a que foi condenado na Operação Lava Jato. Apenas Edson Fachin votou contra. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.


De acordo com as investigações, Dirceu teria recebido propinas em negociações de contratos da Petrobras, no período de 2004 a 2011. Mas a defesa nega. Após a decisão da Segunda Turma, o advogado do petista, Roberto Podval, comemorou e afirmou que o ex-ministro não oferece risco à sociedade.

 

Também em sessão da Segunda Turma, os ministros do Supremo Tribunal decidiram soltar o ex-tesoureiro do Partido Progressista, João Cláudio Genu. Segundo Dias Toffoli, há “plausibilidade jurídica” em um recurso apresentado pela defesa de Genu ao Superior Tribunal de Justiça contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O ex-tesoureiro do PP foi condenado a 9 anos de prisão por corrupção passiva e associação criminosa.

 

* Áudio alterado às 9h40 do dia 27/06/2018 para consolidação de informações. 

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo