Presidente do TSE afirma que fake news podem anular eleições

Redes Sociais

Publicado em 21/06/2018 - 14:38 Por Lucas Pordeus León - Brasília

As fake news, aquelas notícias falsas que costumam circular na internet, podem anular eleições, caso ficar comprovado que houve o uso massivo dessas informações para influenciar uma votação. Essa é a opinião do presidente do Superior Tribunal Eleitoral, ministro Luiz Fux, que participou nessa quinta-feira de evento sobre o assunto promovido pela Justiça Eleitoral e pela  União Europeia.

 

Fux ainda informou que está em negociação com plataformas de conteúdo, como Facebook, a possibilidade de tirar do ar notíciais apontadas como falsas. Atualmente, a rede social promove a redução do alcance de páginas que disseminam notícias consideradas falsas por agências de checagem que fazem parceria com a empresa americana.

 

O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Gravinho, falou sobre o documento que a União Europeia publicou e que prevê a responsabilização de plataformas que permitem a disseminação de fake news.

 

O embaixador disse que, por enquanto, o bloco europeu não prevê a responsabilização penal dessas plataformas.

 

Também presente no seminário, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, denunciou que foi alvo de uma fake news nesta quinta. Segundo ele, um veículo de imprensa profissional publicou que ele deixaria o ministério e iria para embaixada do brasil em Paris para manter o foro privilegiado.

 

Aloysio Nunes que a notícia é falsa, mas tem verdades dentro dela. Ele admitiu que deixará o ministério, mas negou interesse na embaixada do brasil na França.

 

Aloysio Nunes ainda criticou a possibilidade de criminalizar quem dissemina supostas noticiais falsas sob pena de violar a liberdade de expressão.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo