Presidente do TSE afirma que fake news podem anular eleições

Redes Sociais

Publicado em 21/06/2018 - 14:38 Por Lucas Pordeus León - Brasília

As fake news, aquelas notícias falsas que costumam circular na internet, podem anular eleições, caso ficar comprovado que houve o uso massivo dessas informações para influenciar uma votação. Essa é a opinião do presidente do Superior Tribunal Eleitoral, ministro Luiz Fux, que participou nessa quinta-feira de evento sobre o assunto promovido pela Justiça Eleitoral e pela  União Europeia.

 

Fux ainda informou que está em negociação com plataformas de conteúdo, como Facebook, a possibilidade de tirar do ar notíciais apontadas como falsas. Atualmente, a rede social promove a redução do alcance de páginas que disseminam notícias consideradas falsas por agências de checagem que fazem parceria com a empresa americana.

 

O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Gravinho, falou sobre o documento que a União Europeia publicou e que prevê a responsabilização de plataformas que permitem a disseminação de fake news.

 

O embaixador disse que, por enquanto, o bloco europeu não prevê a responsabilização penal dessas plataformas.

 

Também presente no seminário, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, denunciou que foi alvo de uma fake news nesta quinta. Segundo ele, um veículo de imprensa profissional publicou que ele deixaria o ministério e iria para embaixada do brasil em Paris para manter o foro privilegiado.

 

Aloysio Nunes que a notícia é falsa, mas tem verdades dentro dela. Ele admitiu que deixará o ministério, mas negou interesse na embaixada do brasil na França.

 

Aloysio Nunes ainda criticou a possibilidade de criminalizar quem dissemina supostas noticiais falsas sob pena de violar a liberdade de expressão.

Últimas notícias
Internacional

ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo