Ao receber o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que está em visita oficial a Brasil, o presidente Michel Temer ofereceu transporte de volta ao país para as 51 crianças que estão em abrigos após serem separadas dos pais, considerados imigrantes ilegais.
Por causa da política de tolerância zero imposta por Donald Trump, milhares de crianças e adolescentes de diversas nacionalidades foram separados dos pais e estão em abrigos nos Estados Unidos. Temer também pediu ao norte-americano especial atenção ao tema para garantir que as famílias possam se reencontrar o quanto antes.
Mike Pence respondeu, dizendo que Trump está fazendo o possível para manter as famílias unidas mas, também para cumprir as leis daquele país. Disse que é preciso respeitar as fronteiras e fez um apelo aos cidadãos de países vizinhos. Pediu para que as famílias não arrisquem suas vidas nem acreditem em contrabandistas. E foi enfático ao dizer que, se o cidadão não tem condições de entrar legalmente nos Estados Unidos não deve ir àquele país.
No encontro, Temer e Pence também conversaram sobre a crise humanitária na Venezuela. Pence pediu ao Brasil o que chamou de “mais atitude” para isolar o regime de Nicolás Maduro. E afirmou, em inglês, que o país está orgulhoso em apoiar os esforços brasileiros para acolher refugiados do país latino-americano.
Temer e Pence assinaram um acordo sobre transportes aéreos entre Brasil e Estados Unidos. Segundo o presidente, a intenção é aproximar a Agência Espacial Brasileira e a Nasa.
E ainda firmaram um compromisso na área de previdência social que permite a brasileiros que vivem naquele país somar tempo de contribuição registrado no exterior. Isso também vale para americanos que trabalham no Brasil. Segundo Temer, a medida deve beneficiar mais de um milhão de brasileiros que trabalham nos Estados Unidos.
No encontro, Temer também falou sobre Copa do Mundo. Disse que é um assunto que toma todas as atenções no Brasil e pediu a torcida dos americanos, caso a seleção canarinho chegue à final do campeonato.