Lava Jato: Governo do DF adere a acordo de leniência firmado pela Andrade Gutierrez

Lava Jato

Publicado em 26/07/2018 - 11:22 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Governo do Distrito Federal anunciou nessa quarta-feira (25) que aderiu ao acordo de leniência que a construtora Andrade Gutierrez firmou com a força-tarefa da operação Lava Jato.

 

O acordo é uma espécie de delação premiada, feita por empresas. Com a adesão, o Governo do DF passa a ter acesso mais rápido aos documentos da investigação, para acelerar a punição de empresários, agentes públicos e políticos envolvidos em irregularidades.

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal fez um levantamento e concluiu que quatro grandes obras que envolviam a Andrade Gutierrez causaram prejuízo de mais de R$ 207 milhões.

 

As investigações apuram irregularidades na construção do BRT Sul, o corredor expresso de ônibus que liga a região central do DF à divisa sul com o estado de Goiás; no conjunto de moradias populares Jardins Mangueiral; no Centro Administrativo, que chegou a ser inaugurado, mas nunca foi usado; e no Estádio Nacional Mané Garrincha, apontado como o segundo mais caro do mundo.

 

Ao menos 9 empresas e 4 políticos são apontados como responsáveis pelas irregularidades.

 

Os nomes não foram divulgados porque o Governo do DF precisa respeitar todas as cláusulas do acordo de leniência da Andrade Gutierrez. Entre elas, a do sigilo.

 

As quatro obras foram inauguradas durante o governo de Agnelo Queiroz, do PT, mas o Centro Administrativo e o estádio começaram a ser construídos antes, no governo de José Roberto Arruda, que na época era do Democratas e atualmente está no PR – Partido da República.

 

No ano passado, Arruda e Agnelo chegaram a ser presos. Junto com eles, o vice de Agnelo e ex-assessor especial da Presidência da República, Tadeu Filipelli, do MDB.

 

De acordo com a Polícia Federal os ex-governadores e o ex-vice governador do DF teriam participado de um esquema que desviou R$ 900 milhões do Estádio Mané Garrincha. Os três negaram envolvimento em irregularidades e foram soltos dias depois.

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo