Defensoria Pública da União alerta para escalada de violência política

Eleições 2018

Publicado em 17/10/2018 - 13:24 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública da União afirmou que vem acompanhando com preocupação os casos de violência política que tem aumentado no país desde o primeiro turno das eleições.

 

O caso mais grave resultou na morte do mestre de capoeira, Moa do Katendê, na Bahia, à facadas após ter criticado o presidenciável Jair Bolsonaro e declarado voto em Fernando Haddad em um bar.

 

Uma estudante foi agredida em Porto Alegre e chegou a ser marcada com o símbolo da suástica nazista aberto a faca na própria pele.

 

No Rio de Janeiro, pelo menos três casos vieram à tona de ofensas homofóbicas e agressões, inclusive física, nas últimas semanas por pessoas que disseram apoiar Bolsonaro.

 

Um deles, o que ocorreu com a irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em março deste ano. Anielle Franco foi agredida verbalmente enquanto caminhava com a filha de dois anos por homens que vestiam camisetas com a imagem do candidato do PSL.

 

O Defensor Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro, Thales Arcoverde Treiger, destaca que a instituição tem monitorado os episódios e diferente do que pode parecer, os prejuízos não são isolados.

 

No Maranhão, foi criado um Observatório da Violência Política que reúne as defensorias do Estado e da União e a Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Em outros estados o acompanhamento tem se dado junto a diferentes instituições parceiras.

 

O defensor destaca que tanto em episódios de violência que assolam as cidades, quanto agora no contexto das eleições, as lideranças políticas precisam se responsabilizar.


 
A Defensoria destaca que o Brasil é signatário de diversos tratados e compromissos internacionais em repúdio ao racismo, à misoginia, à homofobia e outros tipos de agressões e que, por isso, as situações devem ser consideradas inadmissíveis por toda a Nação.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo