Definida a estrutura do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Serão 22 ministérios a partir de janeiro de 2019, mas com a expectativa que, ao longo do ano, permaneça apenas 20. Isso porque o futuro governo vai trabalhar para que a Advocacia-Geral da União e o Banco Central percam status de ministério no próximo ano.
Em coletiva de imprensa em Brasília, nessa segunda-feira (3), o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou a extinção do Ministério do Trabalho. Segundo o ministro, as atribuições da pasta serão divididas entre os ministérios da Justiça, Economia e Cidadania.
Ministério da Economia, por exemplo, cuidaria da fiscalização e politicas públicas para o emprego e o da Justiça ficaria com as carteiras sindicais.
A Casa Civil, que será comandada por Onyx Lorenzoni, será responsável pela articulação política no Congresso Nacional. Serão criadas duas secretarias específicas para cuidar das relações com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, uma para cada Casa.
Onyx disse ainda que a atual relação ente governo e o Congresso vai sofrer mudanças.
Onyx disse também que a base do governo para o próximo ano no Congresso já está em torno de 350 deputados e 40 senadores.
Outra novidade na estrutura é que Bolsonaro terá uma assessoria específica para cuidar de sua comunicação pessoal. Já a comunicação institucional de governo será mantida na Secretaria de Comunicação, que permanece vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, que será chefiada pelo futuro ministro Gustavo Bebianno.
Falta definir ainda quem comandará o Ministério dos Direitos Humanos, que vai incluir uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, e também quem estará à frente do Ministério do Meio Ambiente.
Ainda segundo o ministro Onyx Lorenzoni, a Funai deve ficar sob o comando do Ministério da Agricultura.
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasi No Ceasa-DF, movimentação de descarga de hortifruti.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/01/2025 - Telefone celular com ligações de spam ou fraude. As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Kevin Lamarque/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump holds a signed executive order on cryptocurrencies, in the Oval Office of the White House, in Washington, U.S., January 23, 2025. Reuters/Kevin Lamarque/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)