Senado aprova intervenção federal em Roraima até 31 de dezembro

Governo

Publicado em 12/12/2018 - 19:26 Por Samanta do Carmo - Brasília

Os senadores aprovaram nesta quarta (12) o decreto presidencial que instituiu a intervenção federal no Estado de Roraima até o dia 31 de dezembro. Com isso, o Poder Executivo está autorizado a seguir com a intervenção.

 

A medida foi anunciada na última-sexta-feira, dia 7, pelo presidente Michel Temer e passou a valer na segunda, dia 10, quando o decreto foi publicado no Diário Oficial. A intervenção afastou definitivamente a governadora Suely Campos do cargo e nomeou como interventor o governador eleito Antonio Denarium, do PSL.

 

O senador Romero Jucá, do MDB de Roraima, foi o relator da mensagem presidencial no plenário.

 

A medida foi negociada e aceita pela então governadora. Ela mesma confirmou que vinha pedindo uma ação deste tipo por parte da União.

 

Esta é a primeira vez desde a Constituição de 1988 que a intervenção é adotada de forma ampla em uma unidade da federação. No caso do Rio de Janeiro, a intervenção é parcial, e também foi inédita quando foi decretada.

 

Para o senador Humberto Costa, do PT, a medida é um precedente ruim para o futuro.

 

Vários senadores classificaram a intervenção de política. Eduardo Braga, do MDB, reconheceu que o precedente não é bom, mas afirmou que o impacto seria pior se a medida fosse adotada antes da eleição e que todo o tempo foi dado para o estado tentar se recuperar. Para ele, o momento é de considerar a questão humanitária, já que a economia depende do consumo dos funcionários públicos.

 

Como atitude imediata, o governo federal liberou R$ 200 milhões para Roraima. De acordo com o interventor e futuro governador, Antonio Denarium, o estado precisa de cerca de R$ 2 bilhões para ajustar as contas.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo