Ministério Público quer indisponibilidade de bens de ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio

Alerj

Publicado em 17/01/2019 - 21:05 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou uma ação civil pública, por improbidade administrativa, com pedido liminar de indisponibilidade de bens, contra o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Estado, Jorge Picciani, e o deputado estadual Paulo Melo, ambos do MDB.

 

Também são alvos da ação ingressada  na 1ª Vara de Fazenda Pública, Jorge Luiz Ribeiro, identificado pelo MP como operador de confiança de Picciani, e Andreia Cardoso do Nascimento, ex-secretária de Melo.

 

A ação é baseada em fatos apurados na Operação Cadeia Velha, que investiga deputados acusados de recebimento de propina paga pela Odebrecht.

 

Segundo o MPF, Jorge Picciani teria recebido a quantia de mais de R$ 11milhões entre agosto de 2008 e setembro de 2014.

 

Em troca, o parlamentar teria atuado em favor da Odebrecht dentro da Alerj, para modificar um projeto de Lei de 2015, com sua posterior aprovação.

 

A legislação, ainda vigente, criou o Tratamento Tributário Especial de ICMS, de caráter regional, aplicado a estabelecimentos industriais do Estado.

 

A lei foi sancionada em março de 2015, pelo então governador Luiz Fernando Pezão, segundo o MP, exatamente nos moldes pretendidos pela construtora.

 

Em relação a Paulo Melo, o MP fluminense aponta que o parlamentar recebeu quase um milhão e meio de reais da Odebrecht, em troca do seu apoio político aos interesses econômicos do grupo empresarial.

 

Melo teria facilitado o bom relacionamento da companhia com o Governo de Sérgio Cabral, assegurando o direcionamento, para a empresa, de contratos e licitações estaduais decorrentes das obras para Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Tais pagamentos seriam feitos por emissários da empreiteira à secretária do deputado.

 

Além da condenação dos quatro acusados por improbidade administrativa, o Ministério Público quer, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens dos envolvidos de forma individualizada.

 

Para os parlamentares, foi solicitado o bloqueio até o valor que cada um teria recebido em propina, acrescido de três vezes a quantia, a título de multa, e para os funcionários três vezes o valor recebido pelo respectivo parlamentar.

 

Jorge Picciani e  Paulo Melo foram presos na Operação Cadeia Velha em novembro de 2017. Picciani, por problemas de saúde, está em prisão domiciliar. A reportagem não conseguiu contato com as defesas dos acusados.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo