TCE do Rio emite parecer prévio desaprovando contas de Pezão e Dornelles

Rio de Janeiro

Publicado em 06/06/2019 - 10:51 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro emitiu parecer prévio contrário a aprovação das contas de governo de 2018, na gestão de Luiz Fernando Pezão e Francisco Dorneles.

 

Com a prisão de Pezão e faltando pouco mais de um mês para o fim do mandato, o vice Dornelles assumiu a administração entre 29 de novembro e 31 de dezembro.

 

Em sessão plenária realizada nessa quarta-feira (5), o voto contrário, relatado pela conselheira substituta Andrea Siqueira Martins, foi aprovado por unanimidade no plenário.

 

Tanto o Corpo Instrutivo do Tribunal. quanto o Ministério Público de Contas seguiram o parecer do relator.

 

O voto apontou 14 irregularidades, além de 31 impropriedades, 68 determinações e cinco recomendações. Entre as irregularidades apontadas no relatório está o descumprimento, pelo Executivo, de aplicação  do limite mínimo de 12% das receitas para a  Saúde. No caso, foram aplicados o correspondente a 6,56% das receitas e também do limite mínimo de 25% para a educação, estabelecido pela Constituição Federal. No caso, Estado teria aplicado 24,82% de suas receitas.


Uma das recomendações apontadas no relatório é relativa a um destaque para o Plano de Recuperação Fiscal do Estado, firmado entre os governos estadual e federal, em 2017. O Conselho de Supervisão identificou indícios de descumprimento de algumas vedações impostas pelo regime, relacionadas à concessão de reajuste ou adequação remuneratória.

 

Segundo o TCE, tais atos representam impactos significativos para o período e caso venham a se concretizar, são causas passíveis de extinção do regime.

 

O TCE afirma ainda que dados técnicos comprovam que o Estado do Rio pouco progrediu no equilíbrio das finanças públicas, apesar da redução das despesas com pessoal e obrigações contraídas.

 

O parecer considerou que as alegações apresentadas pelas defesas não foram suficientes para justificar as irregularidades verificadas.

 

O documento segue agora para a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), que vai julgar as contas tendo como base o parecer técnico emitido pelo tribunal. Não há data para que o tema seja apreciado.

 

Em 2016 e 2017, o ex-governador Luiz Fernando Pezão também teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, mas recebeu a aprovação da Casa Legislativa.

 

A reportagem não conseguiu contato com as defesas dos ex-governadores.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo