Previdência: partidos negociam apresentação de destaques, mas oposição diz que vai manter obstrução

Previdência

Publicado em 09/07/2019 - 16:37 Por Kariane Costa - Brasília

A oposição rejeitou acordo com partidos governistas e do centro e promete usar todos os mecanismos para atrasar os trabalhos de hoje, ao longo do dia.

 

O chamado “kit obstrução” é um conjunto de procedimentos que incluem requerimentos diversos de adiamento de votação, de retirada de pauta e de verificação de votação, que pode atrapalhar e adiar a votação da proposta.

 

Os partidos favoráveis à reforma da Previdência propuseram a oposição que eles retirassem a obstrução em troca de deixar a votação para amanhã. Com isso, a terça-feira seria apenas de debates sobre a reforma. 

 

O líder da oposição, deputado Alessandro Mollon, do PSB, acredita que o governo e os partidos que apoiam a reforma blefam ao afirmar que já têm os votos necessários.

 

O presidente da Casa, Rodrigo Maia, diz estar otimista para votar a PEC ainda nesta semana, mas diz que tudo vai depender do andamento dos trabalhos desta terça-feira.

 

O partido do presidente da República, o PSL, fechou acordo para não apresentar qualquer destaque de alteração do texto, nem mesmo a favor dos agentes de segurança, segundo informou Alexandre Frota, deputado do PSL por São Paulo.

 

O partido Novo promete apresentar uma emenda para incluir novamente os estados e municípios na reforma. Já a oposição promete usar os 9 destaques a que tem direito. Lembrando que os destaques são os instrumentos que partidos e deputados têm para alterar o parecer do relator Samuel Moreira.
 

Já os partidos ditos de centro, que formam a maioria da Casa, articulam para apresentar um único destaque.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo