Regra especial para servidor da segurança pública é rejeitada por comissão da reforma

Reforma da Previdência

Publicado em 04/07/2019 - 22:55 Por Kariane Costa - Brasília

A Comissão Especial da Reforma da Previdência rejeitou os destaques que pediam regras especiais para servidores federais ligados à segurança pública, professores, guardas municipais e  peritos criminais.

 

A oposição tentou incluir uma das categorias, mas não teve sucesso e, com isso, ficou mantido o texto do relator.

 

Samuel Moreira, do PSDB, propôs para policiais idade mínima de 55 anos, 30 anos de contribuição e 25 anos na atividade para ambos os sexos.

 

Já para o restante dos trabalhadores, o relator propõe idade mínima de 65 anos para homem e 62 para mulher, com tempo de contribuição de pelo menos 20 anos para eles e 15 anos para elas.

 

No caso dos servidores públicos da União, o tempo de contribuição previsto é maior, de 25 anos. O texto principal aprovado reduz ainda de 60 para 57 anos a idade mínima para a aposentadoria de professoras que ingressaram no serviço público até 2003.

 

Do lado de fora do plenário, muito protesto de categorias que ficaram de fora de regras especiais. O líder do governo, major Victor Hugo, do PSL, reforçou que não houve acordo entre os líderes partidários para aprovar o trecho que beneficiava servidores da segurança. Mas afirmou que o partido vai continuar conversando para apresentar uma emenda restituindo a aposentadoria diferenciada para a categoria, na votação do plenário.

 

Em reunião com parlamentares e ministros, nessa quinta-feira (4), no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pediu apoio dos deputados para reivindicações dos policiais na reforma da Previdência.

 

O líder da oposição, Alessandro Molon, aposta na votação do plenário para fazer mais mudanças no texto. Mesmo com a derrota na Comissão Especial, ele acredita que houve avanços.

 

Já o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comemorou a aprovação na Comissão especial e disse que está otimista para que a matéria seja aprovada no plenário na próxima semana, antes do recesso parlamentar.

 

A Comissão Especial aprovou, por unanimidade, a retirada da aplicação, a policiais militares e bombeiros militares, das regras de transferência para inatividade e pensão por morte dos militares das Forças Armadas, até que uma lei complementar local defina essas regras.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo