Está prevista para esta quarta-feira a leitura do relatório do senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, sobre a indicação do subprocurador-geral da República Augusto Aras ao cargo de Procurador-Geral da República. O parecer foi entregue nessa segunda-feira à Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
De acordo com o relator, o principal destaque é que Augusto Aras prometeu se desligar da advocacia se for aprovado na sabatina no Senado. Braga destacou que Aras entrou no Ministério Público antes da Constituição de 1988 e, por isso, pôde acumular o cargo de procurador com a carreira de advogado.
Eduardo Braga destacou, ainda, que espera um novo procurador-geral com bom senso, principalmente para lidar com a questão ambiental e o combate à corrupção.
O relator disse estar certo de que Augusto Aras vai exercer suas atribuições com autonomia.
Após a leitura do parecer, deve ser concedido um pedido de vista coletivo aos membros da Comissão. A presidente do colegiado, senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, deve marcar a sabatina para a manhã do dia 25 de setembro.
Se algum senador apresentar pedido de urgência, a indicação de Augusto Aras à PGR pode ser votada no mesmo dia, no plenário do Senado.