Porta-voz: Bolsonaro tem melhora e pode introduzir dieta pastosa neste domingo
A saúde do presidente apresenta melhora progressiva e a expectativa é de alta nos próximos dias.
Segundo boletim médico divulgado nesta manhã de domingo, dia 15, Jair Bolsonaro teve melhora clínica, permanece sem dor, afebril e com melhora dos movimentos intestinais.
O boletim também informa que o presidente tem tido uma boa aceitação à dieta cremosa e que a partir deste domingo começa a ser reduzida a alimentação parenteral.
Segundo o porta-voz, general Rêgo Barros, no começo da manhã o presidente recebeu a visita dos médicos Antônio Macedo, cirurgião-chefe, e do cardiologista Leandro Echenique e os dois fizeram uma boa avaliação.
O porta-voz disse que ainda há expectativa de que a equipe médica possa testar a introdução de alimentos pastosos até o final do dia. A etapa é considerada importante para que seja definida a alta.
A expectativa é de que isso aconteça em breve, mas o porta-voz não quis adiantar uma data. Segundo a última previsão da equipe médica, ainda na última sexta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro poderia deixar o hospital entre esta segunda-feira (16) e terça-feira (17).
Mas mesmo que continue internado, ele deve retomar o exercício da Presidência na próxima terça-feira. Até lá, o vice-presidente, Hamilton Mourão, segue como presidente interino.
O planejamento da viagem aos Estados Unidos para fazer o discurso na Assembleia Geral da ONU, no dia 24 de setembro, não foi alterado.
Mas a equipe médica que atende o presidente em São Paulo estuda visitá-lo, em Brasília, para avaliação da saúde antes da viagem.
As visitas ao presidente seguem restritas. Nesse sábado (14) , o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou a passar pelo hospital onde Jair Bolsonaro está internado, mas não chegou a se encontrar com o presidente.