Bolsonaro diz que não tem lado em conflito no PSL, mas cobra transparência

Presidente da República

Publicado em 16/10/2019 - 17:11 Por Sayonara Moreno - Brasília

Após especulações sobre sua permanência no PSL, o presidente Jair Bolsonaro criticou, nesta quarta-feira, as inconsistências a respeito do assunto e disse que sequer comenta essa questão.

 

Apesar disso, defendeu que a transparência do partido que o elegeu é importante e que não quer “tomar o partido de ninguém”.

 

“O partido está com a oportunidade de se unir na transparência. Não tem lado A ou lado B. Eu falei, sim, em transparência. Então vamos mostrar as contas, e não ficar – como a gente vê notícias por aí – de expulsa de lá, tira da Comissão, vai retaliar. O partido tem que fazer a coisa que tem de ser feita, não tem que esconder nada. Eu não quero tomar partido de ninguém, mas transparência faz parte. O dinheiro é público. São R$ 8 milhões por mês”.

 

O PSL é investigado por supostos desvios de verbas do fundo partidário, em favor do presidente do partido, Luciano Bivar.

 

Na semana passada, a advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, mencionou um desgaste na relação do presidente com os dirigentes nacionais do PSL. No mesmo dia, o porta-voz da presidência da república, Otávio Rêgo Barros, disse que Bolsonaro só deixa a legenda em caso de decisão unilateral do partido.

 

Também nesta quarta, Bolsonaro disse ter antecipado, em algumas horas, o embarque para a viagem de 10 dias que vai fazer à Ásia e ao Oriente Médio. Agora, o voo está previsto para o próximo sábado, dia 20. Segundo o presidente, a expectativa para os encontros bilaterais é das melhores.

 

“Muitos acordos serão assinados. Há interesse da parte deles, não é nosso apenas. O Brasil está aberto para o mundo, não temos mais o viés ideológico para fazer negócios. E a gente espera que seja uma viagem proveitosa. Uns 10 ministros devem estar nessa viagem comigo”.

 

Jair Bolsonaro ainda declarou estar confiante quanto à aprovação da reforma da Previdência, que está quase terminando a tramitação no Senado.

Últimas notícias
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo