Investigação sobre óleo no litoral nordestino deve ser reforçada; Salles viaja nesta segunda

Governo

Publicado em 06/10/2019 - 14:22 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa e do Meio Ambiente devem apresentar, nesta segunda-feira (7), dados e providências que serão adotadas em relação às manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino, do Maranhão à Bahia. A determinação está em um despacho do presidente Jair Bolsonaro, publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesse sábado (5).

 

No documento, o presidente pede reforço na investigação sobre as causas e responsabilidades do vazamento.

 

Entre os órgãos envolvidos nas investigações estão Polícia Federal, Comando da Marinha, Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e Icmbio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

A mancha de óleo chegou ao litoral nordestino em setembro e, de acordo com o Ibama, já afetou mais de 128 localidades de 61 municípios.

 

Pelo twitter, o ministro Ricardo Salles afirmou que nesta segunda-feira (7) irá a Sergipe, onde as manchas têm se concentrado nos últimos dias. Mais de 40 quilômetros de praia do estado estão poluídos.

 

Um gabinete de crise foi criado nesse sábado (5) pelo governo de Sergipe.

 

A Defesa Civil Estadual decretou situação de emergência, o que possibilita a captação mais rápida de recursos federais. No Ceará, a Praia do Futuro, uma das mais procuradas pelos turistas, está imprópria para banho. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente não recomenda nem mesmo o consumo de frutos do mar da região.

 

Investigações preliminares da Petrobras apontam que as manchas de óleo são compostas por petróleo cru e não há indícios de que a substância seja de navios ou plataformas brasileiras.

Últimas notícias
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo