Porta-voz da Presidência diz que Bolsonaro não pretende deixar o PSL

Descontente

Publicado em 09/10/2019 - 20:52 Por Sayonara Moreno - Brasília

Apesar da insatisfação com o próprio partido, o presidente Jair Bolsonaro não tem a intenção de deixar o PSL, Partido Social Liberal. O descontentamento foi relatado nesta quarta-feira pelos advogados do presidente.

 

Segundo o porta-voz da presidência da república, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro só deixa a legenda em caso de decisão unilateral.

 

“Ele destacou que não pretende deixar o PSL de livre e espontânea vontade. Qualquer decisão desse partido seria unilateral. O presidente reiterou que uma de suas premissas – e ele o fez de forma enfática – é a firmeza na defesa das bandeiras de campanha que o trouxeram ao Planalto, assim como vários congressistas. Destacou ainda que ‘o PSL deve ser um diferencial na política’”.

 

O porta-voz foi questionado por jornalistas, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, depois que a advogada eleitoral de Bolsonaro, Karina Kufa, citou um desgaste na relação do presidente com os dirigentes nacionais do PSL.

 

“Foi muito difícil entrar em um acordo, quando o partido não está disposto a abrir simplesmente uma votação democrática, seja para alteração de estatuto, seja para eleição dos dirigentes. Então ficou insustentável em razão desses motivos internos que acontecem em alguns partidos, mas que não dá para o presidente levar um encargo tão grande de um partido que acaba não permitindo que haja uma pluralidade”.

 

Ao lado de Karina Kufa, o advogado Admar Gonzaga, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, relatou o desconforto de Bolsonaro dentro do partido.

 

“A única coisa que ele tem em mente é a transparência do ambiente onde ele está convivendo. Como isso não foi permitido no ambiente em que ele se encontra, ele, como tem a bandeira da nova política, da transparência com o dinheiro público, não está confortável. Ele e vários parlamentares”.

 

Sobre a decisão do TCU, Tribunal de Contas da União, de manter a suspensão das propagandas publicitárias em favor do pacote anticrime, que tramita no Congresso, o porta-voz disse que o governo federal não definiu o que fazer, mas que o Presidente pretende respeitar a decisão do tribunal.

 

Nesta terça, o ministro do TCU, Vital do Rêgo, determinou a suspensão das propagandas, alegando “possível direcionamento de verbas publicitárias em decorrência de interesses pessoais e ideológicos do governo”. A decisão foi mantida em plenário, nesta quarta.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo