Porta-voz da Presidência diz que Bolsonaro não pretende deixar o PSL

Descontente

Publicado em 09/10/2019 - 20:52 Por Sayonara Moreno - Brasília

Apesar da insatisfação com o próprio partido, o presidente Jair Bolsonaro não tem a intenção de deixar o PSL, Partido Social Liberal. O descontentamento foi relatado nesta quarta-feira pelos advogados do presidente.

 

Segundo o porta-voz da presidência da república, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro só deixa a legenda em caso de decisão unilateral.

 

“Ele destacou que não pretende deixar o PSL de livre e espontânea vontade. Qualquer decisão desse partido seria unilateral. O presidente reiterou que uma de suas premissas – e ele o fez de forma enfática – é a firmeza na defesa das bandeiras de campanha que o trouxeram ao Planalto, assim como vários congressistas. Destacou ainda que ‘o PSL deve ser um diferencial na política’”.

 

O porta-voz foi questionado por jornalistas, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, depois que a advogada eleitoral de Bolsonaro, Karina Kufa, citou um desgaste na relação do presidente com os dirigentes nacionais do PSL.

 

“Foi muito difícil entrar em um acordo, quando o partido não está disposto a abrir simplesmente uma votação democrática, seja para alteração de estatuto, seja para eleição dos dirigentes. Então ficou insustentável em razão desses motivos internos que acontecem em alguns partidos, mas que não dá para o presidente levar um encargo tão grande de um partido que acaba não permitindo que haja uma pluralidade”.

 

Ao lado de Karina Kufa, o advogado Admar Gonzaga, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, relatou o desconforto de Bolsonaro dentro do partido.

 

“A única coisa que ele tem em mente é a transparência do ambiente onde ele está convivendo. Como isso não foi permitido no ambiente em que ele se encontra, ele, como tem a bandeira da nova política, da transparência com o dinheiro público, não está confortável. Ele e vários parlamentares”.

 

Sobre a decisão do TCU, Tribunal de Contas da União, de manter a suspensão das propagandas publicitárias em favor do pacote anticrime, que tramita no Congresso, o porta-voz disse que o governo federal não definiu o que fazer, mas que o Presidente pretende respeitar a decisão do tribunal.

 

Nesta terça, o ministro do TCU, Vital do Rêgo, determinou a suspensão das propagandas, alegando “possível direcionamento de verbas publicitárias em decorrência de interesses pessoais e ideológicos do governo”. A decisão foi mantida em plenário, nesta quarta.

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo