Alerj aprova contas do último ano da gestão Pezão

Rio de Janeiro

Publicado em 13/11/2019 - 10:16 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As contas do governo do estado do Rio de Janeiro relativas ao ano de 2018 foram aprovadas nessa terça-feira (12), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio. A votação foi apertada, 34 a 30 votos. Houve apenas uma abstenção.

 

A maior parte dos parlamentares, portanto, ignorou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado que defendeu a rejeição, diante de irregularidades verificadas nos cálculos.

 

As contas se referem ao final do mandato do ex governador Luiz Fernando Pezão, que está preso por denúncias de participação em um esquema de corrupção.

 

A análise se refere também à gestão do ex vice-governador Francisco Dornelles, que assumiu o governo por um mês após a prisão de Pezão.

 

A Comissão de Orçamento da Alerj já havia emitido parecer favorável às contas.

 

O Deputado Luiz Paulo, do PSDB, contrário à aprovação, afirmou que a reprovação era necessária para não abrir precedentes e destacou a situação irregular da saúde e da educação nos cálculos.

 

Os deputados favoráveis argumentaram que o Rio viveu uma situação atípica com a crise financeira, o que exigiu do governo manobras nas contas.

 

O deputado Carlos Macedo, do Republicanos, justificou o voto favorável destacando que o atual governador pode ter que lidar com os mesmos problemas.

 

Os deputados aprovaram também nessa terça-feira (12), por unanimidade, as contas do próprio TCE, o Tribunal de Contas do Estado, já que segundo os parlamentares o órgão cumpriu os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo