Alerj aprova contas do último ano da gestão Pezão

Rio de Janeiro

Publicado em 13/11/2019 - 10:16 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As contas do governo do estado do Rio de Janeiro relativas ao ano de 2018 foram aprovadas nessa terça-feira (12), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio. A votação foi apertada, 34 a 30 votos. Houve apenas uma abstenção.

 

A maior parte dos parlamentares, portanto, ignorou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado que defendeu a rejeição, diante de irregularidades verificadas nos cálculos.

 

As contas se referem ao final do mandato do ex governador Luiz Fernando Pezão, que está preso por denúncias de participação em um esquema de corrupção.

 

A análise se refere também à gestão do ex vice-governador Francisco Dornelles, que assumiu o governo por um mês após a prisão de Pezão.

 

A Comissão de Orçamento da Alerj já havia emitido parecer favorável às contas.

 

O Deputado Luiz Paulo, do PSDB, contrário à aprovação, afirmou que a reprovação era necessária para não abrir precedentes e destacou a situação irregular da saúde e da educação nos cálculos.

 

Os deputados favoráveis argumentaram que o Rio viveu uma situação atípica com a crise financeira, o que exigiu do governo manobras nas contas.

 

O deputado Carlos Macedo, do Republicanos, justificou o voto favorável destacando que o atual governador pode ter que lidar com os mesmos problemas.

 

Os deputados aprovaram também nessa terça-feira (12), por unanimidade, as contas do próprio TCE, o Tribunal de Contas do Estado, já que segundo os parlamentares o órgão cumpriu os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

 

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo