Eleitores de 28 municípios do RJ têm até o dia 1º de dezembro para cadastrar biometria
Está aberta a contagem regressiva para o cadastramento de biometria junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro: em 28 municípios do estado. Os eleitores terão até o dia 1º de dezembro para realizar o procedimento.
Segundo o tribunal, ainda faltam aproximadamente 650 mil eleitores realizarem o cadastramento da biometria. Estão incluídos neste prazo do dia 1º de dezembro municípios de diversas regiões do estado, mas o maior número de eleitores que ainda precisam fazer o procedimento se concentra em Magé, Duque de Caxias e São João de Meriti, todos municípios na região metropolitana.
O eleitor deve verificar no site do TRE se o seu município está entre esses 28 e, caso ainda não tenha realizado a biometria, deve agendá-la pelo site ou telefone do TRE. Diretor-geral do tribunal, Bruno Andrade afirma a importância de verificar se o órgão já não possui a biometria do eleitor cadastrada:
O jornalista Pedro Martins reside na cidade do Rio de Janeiro, que não está entre os municípios com prazo de cadastramento até o dia 1º de dezembro. Mesmo assim, ele afirma que pretende cadastrar a biometria em breve para evitar filas.
O eleitor que deixar de comparecer no prazo de realização da biometria terá seu título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, esse eleitor também ficará impedido de receber benefícios sociais como o Bolsa Família, de obter passaporte, de tomar posse em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Quem não respeitar o prazo poderá ainda ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa. Para o cadastramento, o eleitor deve levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência com até três meses de emissão e, se tiver, o título de eleitor.