Apreensões de cocaína no Brasil, desde 2016, cresceram mais de 100%

Segurança Pública

Publicado em 13/12/2019 - 09:08 Por Lucas Faria - Brasília

Apreensões de cocaína feitas pela Polícia Federal mais que dobraram entre janeiro de 2016 e novembro de 2019. Os dados foram apresentados nessa quinta-feira (12), em um balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre as principais atividades dos órgãos que fazem parte da pasta.

 

Neste período, as apropriações passaram de 39 toneladas para mais de 98, um acréscimo de quase 150% em menos de quatro anos.

 

O Diretor-Geral da Polícia Federal, MaurÍcio Valeixo, afirmou que o aumento das apreensões é resultado do trabalho de combate ao tráfico de drogas.

 

A Polícia Rodoviária Federal também apreendeu narcóticos. Só neste ano, a corporação confiscou 23 toneladas de cocaína, 313 de maconha, e ainda 11 milhões de maços de cigarro contrabandeados.

 

Com relação aos índices de criminalidade, os casos de homicídio reduziram em 22%, na comparação entre janeiro e agosto de 2018, com o mesmo período em 2019.

 

Ao todo, mais de 23 mil pessoas foram assassinadas no país, neste ano, enquanto, no ano passado, houve 30 mil mortes desse tipo.

 

O ministro Sérgio Moro enfatizou que a segurança Pública não é responsabilidade só do Estado, mas que a queda nos índices de violência, é consequência das políticas feitas pelo ministério.

 

O ministro destacou ainda a inauguração do 1º Centro Integrado de Operações de Fronteira, marcada para esta segunda-feira (16). Uma forte arma, segundo Sérgio Moro, no combate ao crime organizado nas fronteiras.

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo