Em ano eleitoral, Congresso tem o desafio de movimentar temas estruturais e polêmicos

Congresso Nacional

Publicado em 02/01/2020 - 07:13 Por Lucas Pordeus León - Brasília

2020 é ano de eleições; e os próprios deputados e senadores reconhecem que a partir de julho as atividades do Congresso ficam comprometidas porque o pleito nos municípios mobiliza os partidos.

 

Por isso, as lideranças defendem que as pautas mais importantes sejam votadas logo no primeiro semestre; e a prioridade deve ser a reforma tributária.

 

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, destaca ainda a reforma administrativa; a proposta de prisão em 2ª instância; e o projeto de autonomia do Banco Central.

 

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, ressalta a comissão mista criada para discutir a reforma tributária, que une os dois projetos em tramitação, o da Câmara e o do Senado.

 

O governo federal, que iria enviar um projeto de reforma tributária, decidiu aproveitar a discussão em andamento e deve apresentar as sugestões diretamente a comissão formada para elaborar a proposta.

 

O líder do governo na Câmara, o deputado Vitor Hugo, do PSL, informou que, para além da pauta econômica, o governo espera avançar em outros assuntos.

 

O líder do governo reconhece, contudo, que os projetos precisam andar no primeiro semestre, por conta das eleições municipais de outubro.

 

Nesses poucos meses, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet, do MDB, defende que a pauta econômica deve prevalecer; e acredita que a unificação de impostos e a desburocratização tributária representa 70% da reforma.

 

Já a oposição apresentou um projeto de reforma tributária e espera convencer a maioria a reduzir tributos para uns e aumentar impostos para outros, como explicou o líder da oposição na Câmara, o deputado Alessandro Mollon, do PSB.

 

O líder da oposição ainda cita projetos para preservar o meio ambiente e a reformulação do Fundeb, o Fundo da Educação Básica, como prioridades do bloco oposicionista. A lei do Fundeb vence neste ano (2020?); e, se não for aprovada uma nova lei, o Fundo – que é o principal mecanismo de investimento na educação básica – será extinto.

 

Também defende a aprovação dos temas mais urgentes no primeiro semestre do ano o líder da Maioria da Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP paraibano, que lidera o maior bloco da casa. Ele também inclui pautas sociais como prioridade, ao lado dos projetos econômicos.

 

A chamada pauta social foi apresentada em novembro pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que deu a coordenação da pauta para a deputada do PDT de São Paulo, Tábata Amaral. Entre os projetos, está o que pretende ampliar o Bolsa Família, com a inclusão do programa na Constituição Federal.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo