Retrospectiva 2019: Relembre os fatos que marcaram fevereiro

Retrospectiva 2019

Publicado em 21/12/2019 - 12:10 Por Leandro Martins - Brasília

- Em fevereiro, brasileiros lamentaram o incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo. O alojamento dos jogadores da categoria de base do Flamengo pegou fogo durante a noite.

 

- A tragédia, que vitimou 10 atletas, acendeu a luz de alerta sobre a infraestrutura e as condições dos centros de treinamento e alojamentos destinados aos atletas no país. No caso do Ninho do Urubu, as investigações apontam que o incêndio começou a partir do curto-circuito no sistema de ar-condicionado do alojamento.

 

- O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta depois de 17 dias de internação, após cirurgia para retirada da bolsa de colostomia e a reconstrução do trânsito intestinal.

 

- Segundo o último boletim médico emitido, "ele recebeu alta com o quadro pulmonar normalizado, sem dor, afebril, com função intestinal restabelecida e dieta leve por via oral."

 

- A juíza federal Gabriela Hardt condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). A sentença é a segunda proferida contra o ex-presidente, na Operação Lava Jato.

 

- O sítio foi alvo das investigações da Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht.

 

- No cenário internacional, o Brasil enfrentou dificuldades para enviar ajuda humanitária à Venezuela. Por ordem do presidente do país vizinho, Nicolás Maduro, a fronteira com o Brasil ficou fechada por alguns dias.

 

- E fevereiro registrou mortes de pessoas muito conhecidas. O jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, morreu na queda de um helicóptero em um dos acessos da Rodovia Anhanguera, que liga a capital paulista ao interior.

 

-  No Rio de Janeiro, morreu o economista e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, de 87 anos. Ele foi ministro do Planejamento dos governos Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, permanecendo no cargo de 1969 a 1979, no apogeu do chamado "milagre brasileiro".

 

- Também faleceu nesse mês a atriz, cantora e diretora Bibi Ferreira, de 96 anos, vítima de infarto em sua casa, também no Rio de Janeiro.

 

- O cantor e compositor mineiro Luís Otávio Carvalho, conhecido como Tavito Carvalho, morreu na capital paulista, aos 71 anos. O músico fez parte do Clube da Esquina, na década de 1970. Ele ficou hospitalizado durante uma semana em São Paulo, para tratar um tumor na região da boca e da garganta.

 

 

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo