Câmara aprova suspensão por 90 dias da inclusão de inadimplentes no SPC e Serasa

Por 90 dias

Publicado em 09/04/2020 - 21:23 Por Kariane Costa - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (10) a suspensão do cadastro negativo durante a pandemia do novo coronavírus. A proposta aprovada pelos deputados suspende por 90 a dias a inclusão de novos consumidores negativados no SPC e Serasa.

 

Mas somente registros a partir de 20 de março deste ano estariam contemplados pela nova lei. Deputados favoráveis ao projeto argumentam que a suspensão é para garantir acesso ao crédito por pessoas atingidas pelas medidas de isolamento social.

 

O único partido que se posicionou contra a proposta foi o partido Novo. O líder da legenda, Paulo Ganime, argumentou que a medida, na prática, dificulta acesso ao crédito. O posicionamento do partido Novo foi alvo de críticas dos colegas parlamentares, como o deputado André Janones, do Avante.

 

Se houver cobrança de multa por descumprimento da norma, o dinheiro deverá ser aplicado em medidas de combate à Covid-19. A proposta segue agora para análise do Senado.

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo