Crise na saúde durante pandemia pode levar a impeachment de governador do Amazonas

Amazonas

Publicado em 01/05/2020 - 13:28 Por Priscilla Mazenotti, com colaboração de Michelle Queiros - Brasília

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto - do PRTB – aceitou o pedido de impeachment do governador do estado, Wilson Lima, do PSC, e do vice, Carlos Almeida, do PTB. O parlamentar acatou denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas por suposto mau uso dos recursos públicos na área da saúde e o significativo aumento do número de mortes no estado durante a pandemia do coronavírus.

 

O requerimento tem mais de 600 páginas e reúne informações que apontam falta de leitos de UTI e de materiais de proteção individual dos profissionais de saúde; além do uso de recursos do estado em ações que, segundo os denunciantes, não são prioridade no momento.

 

Josué Neto afirmou que acolher o pedido é a única maneira de garantir o amplo debate sobre o tema e que arquivá-lo seria uma atitude suspeita, inaceitável e antidemocrática; ação que iria contra as milhares de pessoas que sofrem por conta da pandemia. Agora cabe aos partidos indicarem os deputados que vão compor a Comissão Especial para analisar o pedido de impeachment. De acordo com a Assembleia Legislativa do Amazonas, esta é a primeira vez que um governador do Estado tem um pedido de impeachment protocolado na Casa.

 

Por nota, o governador Wilson Lima afirmou que o momento é inoportuno e a decisão - além de não ter fundamento - está contaminada por decisões eleitorais. Wilson Lima afirma que esta questão está distante dos reais problemas da população e convidou o presidente da Assembleia para discutir soluções para a crise.

 

 

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo