O recesso parlamentar foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. A suspensão, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, foi uma decisão do presidente do Congresso Nacional, David Alcolumbre.
A medida veio após a reunião de líderes que ocorreu nesta segunda-feira para definir a pauta de votações ao longo da semana.
O recesso parlamentar, estava previsto para ocorrer entre os dias 17 e 31 de julho. Em nota oficial, a justificativa é a pandemia do novo coronavírus.
O presidente do Senado também não vai pautar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias antes desse período. De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional, deputados e senadores em sessão conjunta, precisam aprovar a LDO antes de entrarem em recesso.
Nesta semana os parlamentares continuam votando temas relacionados à Covid-19. Expectativa novamente para a Câmara analisar o projeto que torna o uso de máscara obrigatório em todo o país.
No Senado, há um projeto que prevê o uso de leitos em hospitais privados pelo SUS. A análise do projeto sobre direito privado e outros temas relacionados à pandemia também entram na agenda.