Deputados aprovam texto-base de proposta que permite realização de sorteios por TVs e rádios

Texto-base aprovado

Publicado em 04/06/2020 - 11:19 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A maioria da Câmara dos Deputados foi favorável ao texto-base que permite a realização de sorteios de prêmios, vale-brindes ou concursos, a título de propaganda, por emissoras de televisão ou rádio de todo o país, ou por organizações da sociedade civil. Ainda faltam votar os destaques que podem alterar o texto.

 

NO projeto de lei relatado pelo deputado Fernando Monteiro, do PP de Pernambuco, teve origem em uma Medida Provisória do governo federal editada em março, antes da pandemia. O relator ampliou para todas as rádios e TVs do país a possibilidade de realizar esses sorteios. Na medida original, só estavam contempladas as TVs abertas de abrangência nacional.

 

Segundo o relator, a ideia é permitir que o setor de radiodifusão possa obter recursos de outras fontes. No caso das organizações da sociedade civil, o parecer condiciona os sorteios à finalidade da instituição, como promoção da educação, da saúde ou do desenvolvimento econômico.

 

O texto foi criticado por parlamentares da oposição sob o argumento de que, no passado, esse tipo de atividade foi suspensa pela Justiça devido aos riscos para os consumidores, como destacou o deputado do PT gaúcho, Henrique Fontana.

 

Sonora: “Esses cassinos se darão dentro da casa de todos os brasileiros. Vamos submeter idosos, pessoas vulneráveis vão ser submetidas a um crime contra a economia popular, presidente. As pessoas vão ser levadas ao hiper-endividamento”.

 

Já os favoráveis afirmaram que a medida deve estimular a economia. O deputado Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, opinou que o texto do relator tem travas que dão segurança aos consumidores.

 

Sonora: “Está muito claro uma série de travas antes inexistentes nesse tipo de sorteio: crianças e adolescentes, defesa do consumidor.”

 

O texto aprovado proíbe os jogos de azar e bingos e restringe a participação nos sorteios aos maiores de 18 anos. Será exigido, ainda, o cadastro prévio do participante. E o Ministério da Economia deverá regular os sorteios. Está dispensada a autorização, porém, dos prêmios de até R$ 10 mil por mês.

Últimas notícias
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo realiza mutirão de vacinação de crianças

Neste domingo, a vacinação contra doenças como gripe, sarampo, poliomielite e febre amarela continua em postos instalados em parques da cidade e na avenida paulista.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer pede autorização para aplicação de reforço em adolescentes

O pedido foi recebido pela Anvisa nessa sexta-feira, que deve responder em até 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde confirma mais três casos de varíola dos macacos

Agora, são 17 pessoas no Brasil que estão ou estiveram com a doença.

Baixar arquivo
Geral

Eleitor com pendência pode regularizar documento que precise de título

Quem perdeu o prazo para regularizar a situação e ficar apto para votar nas eleições deste ano, pode utilizar a certidão circunstanciada para outros fins, como regularizar passaporte e CPF, por exemplo.

Baixar arquivo