logo Radioagência Nacional
Política

Governo do DF fecha Esplanada dos Ministérios; decreto cita atos antidemocráticos

Decreto cita atos antidemocráticos
Baixar
Victor Ribeiro
16/06/2020 - 15:52
Brasília

O Governo do Distrito Federal decretou, nessa terça-feira, o fechamento da Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília. A previsão é de liberar a área a partir da meia-noite de quarta para quinta-feira. Até lá, somente servidores públicos identificados e que estejam a serviço serão autorizados a trafegar pela Esplanada.


De acordo com o decreto assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, o bloqueio se deve às ameaças feitas por grupos antidemocráticos contra os Poderes da República e também contra integrantes da Igreja Católica que atuam na Catedral Metropolitana, que fica na Esplanada.


No fim de semana, a Polícia Militar desmontou o acampamento de um grupo de cerca de 20 pessoas que reivindicavam intervenção militar, o que é inconstitucional. Após a expulsão, eles invadiram a área superior do Congresso Nacional e atiraram fogos de artifício na direção do Supremo Tribunal Federal.


No texto do decreto, o governador afirma que o movimento contraria as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. Ibaneis avalia que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no Distrito Federal”.


O fechamento da Esplanada é feito por agentes do Detran e do Departamento de Estradas e Rodagem do DF. Se alguém tentar furar o bloqueio pode ser multado, detido e responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no Código Penal.

x