Eleições 2020: emissoras não podem divulgar imagens de pesquisas

A partir de hoje, estão proibidas imagens com dados eleitorais

Publicado em quinta-feira, 17 Setembro, 2020 - 13:12 Por Maíra Heinen - Brasília

Dando seguimento ao calendário eleitoral deste ano, a partir desta quinta-feira (17) emissoras de rádio e televisão não podem divulgar, nos noticiários ou na programação, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular que apresentem dados eleitorais.

Também não podem veicular propaganda política; dar tratamento privilegiado a candidato; divulgar, filmes, novelas ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político e não devem divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção.

Emissoras de rádio ou TV que descumprirem essas regras correm o risco de perder o registro, de acordo com o estabelecido pela Lei Eleitoral.

Neste ano, uma Emenda Constitucional adiou a data da votação e alterou todo o calendário eleitoral por causa da pandemia da Covid-19.

Todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação.

O primeiro turno das eleições municipais deste ano será realizado no dia 15 de novembro; e o segundo turno, no dia 29 de novembro.

 

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Polícia Federal vai investigar incêndio no Hospital de Bonsucesso

O incêndio começou pouco antes da 10h e várias guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Cerca de 90 bombeiros de diversas unidades atuaram para conter as chamas que, segundo a corporação, começaram no almoxarifado do Prédio 1 do complexo hospitalar.

Baixar arquivo
Segurança

Cidade do Maranhão fica sem policiais civis durante a pandemia

Arari tem cerca de 30 mil habitantes e fica a 168 quilômetros da capital São Luís. Todos os três investigadores lotados no município estão afastados do trabalho por serem do grupo de risco. O único escrivão da cidade trabalha em regime de plantão, dois dias por semana

Baixar arquivo
Educação

Aulas presenciais na rede pública do Pará só voltam no ano que vem

Decisão foi comunicada nesta terça-feira (27) pelo governador do estado, Helder Barbalho

Baixar arquivo
Política

Votações da Câmara ficam para novembro

Ficou pra novembro a próxima sessão da Câmara. O motivo: os deputados não registraram presença e a pauta de votações foi suspensa.

Baixar arquivo
Saúde

Decreto com restrições de isolamento é prorrogado no Amazonas

Com o aumento de casos da Covid-19 no estado foi prorrogado, por 30 dias, o decreto que restringe, no âmbito estadual, o acesso às áreas de praias para recreação e o funcionamento de balneários, flutuantes e de bares. As medidas foram decididas nesta terça-feira (27) pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Amazonas, que considerou dados da Fundação de Vigilância em Saúde.

Baixar arquivo
Segurança

Estudo aponta ligação de milícias com Executivo e Legislativo do RJ

A nota técnica "Controle Territorial Armado no Rio de Janeiro", da Rede Fluminense de Pesquisas Sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos, é fruto de um ano de debates entre pesquisadores, policiais, promotores, jornalistas, ativistas e especialistas em dados

Baixar arquivo