Prazo para escolha de candidatos nos municípios termina hoje (16)

Partidos vão definir candidatos a prefeito, vice e vereadores

Publicado em 16/09/2020 - 07:30 Por Gésio Passos - Brasília

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização das convenções partidárias que vão definir os candidatos às eleições municipais deste ano.
As indicações dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, além das coligações eleitorais, devem ser definidas pelos partidos políticos.
Pela primeira vez, os candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações partidárias, devido à reforma eleitoral realizada pelo Congresso em 2017. As coligações, que são uniões entre partidos, continuam sendo válidas para as chapas de prefeito e vice.
Todas as atas das convenções partidárias serão publicadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Este ano foi permitido que as convenções fossem realizadas de forma virtual, atendendo as recomendações médicas e sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Esta quarta-feira também é o último dia para nomeação, pela Justiça Eleitoral, dos mesários e apoio logístico para as eleições - exceto para os mesários que vão atuar nas sessões em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes, que devem ser nomeados até o dia 9 de outubro.
A expectativa da Justiça Eleitoral é que mais de 700 mil pessoas se candidatem para algum cargo eletivo este ano. Cerca de 148 milhões de eleitores estão aptos a votar para prefeito e vereador nos 5.568 municípios brasileiros.
Este ano, o Congresso aprovou a mudança nas datas das eleições municipais devido à pandemia. O primeiro turno vai ocorrer no dia 15 de novembro, e o segundo turno em 29 de novembro. Um plano de segurança sanitária foi formatado para garantir a proteção da população contra o coronavírus nos dias de votação.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo