MP pede afastamento do governador do Pará, Helder Barbalho

Ele é acusado de atuar na compra irregular de respiradores

Publicado em 11/11/2020 - 19:55 Por Renata Martins - Brasília

O procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, pediu que a Justiça afaste o governador do estado, Helder Barbalho, do cargo.

Para o chefe do Ministério Público Estadual, o governador teve envolvimento na contratação irregular de 400 respiradores destinados ao combate à pandemia de Covid-19.

O objeto da ação é um contrato de R$ 50 milhões firmado entre o governo do estado e a empresa SKN do Brasil Importadora e Exportadora de Eletrônicos.

Metade do valor do contrato foi pago adiantado. Os primeiros 150 respiradores chegaram no início de maio. Porém, nenhum deles funcionou. Para o Ministério Público paraense, Helder Barbalho participou diretamente das negociações da contratação milionária, sem realizar pesquisa de preço, verificação de qualidade do produto e da habilitação técnica da empresa.

O procurador afirma ainda que o representante da empresa mantinha relações próximas com o governador.

Além de Hélder Barbalho, o Ministério Público denunciou mais oito pessoas, entre elas, servidores públicos, secretários de estado e sócios da empresa SKN.

A ação, protocolada nesta terça-feira, pede ainda a quebra do sigilo bancário e fiscal, a indisponibilidade de bens de todos os envolvidos e a suspensão dos direitos políticos dos investigados.

Em nota, Helder Barbalho afirma que não houve prejuízo financeiro ao estado e que atuou para que a empresa devolvesse todo o dinheiro dos respiradores aos cofres públicos.

Barbalho acusa o procurador-geral de não possuir isenção para atuar no cargo e tentar criar um factoide político-eleitoral.

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo