Alerj aprova programa de proteção a defensores de direitos humanos
A Alerj, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, em discussão única, Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas.
O projeto determina a criação de um Conselho Deliberativo, composto por integrantes de diversas instituições públicas, como Defensoria, Ministério Público, Alerj e órgãos do Executivo, além de seis representantes da sociedade civil organizada.
A intenção é assegurar que o Estado garanta a segurança de ambientalistas, comunicadores sociais e defensores de Direitos Humanos.
Dessa forma, garante que, em casos extremos de situação de risco ou ameaça à vida, o defensor possa ser encaminhado a centros provisórios, recebendo acolhimento e proteção.
Para inclusão no programa, deve ser feita uma solicitação, comprovando que a pessoa atua na área de direitos humanos.
Já a exclusão pode ocorrer por decisão do Conselho Deliberativo ou por meio de um pedido feito pelo acolhido.
Agora, o texto segue para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Murilo Alvesso/Divulgação Leda Maria Martins](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MIR/Divulgação Ciganos. Foto: MIR/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/12/2024 - Sessão do Senado Federal deliberativa extraordinária. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 11/12/2024 - A Comissão Mista de Orçamento se reúne para discutir e votar os relatórios setoriais apresentados à Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA 2025). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)