Alerj aprova programa de proteção a defensores de direitos humanos

A intenção é dar segurança também a comunicadores e ambientalistas

Publicado em 09/12/2020 - 16:19 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A Alerj, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, em discussão única, Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas.  

O projeto determina a criação de um Conselho Deliberativo, composto por integrantes de diversas instituições públicas, como Defensoria, Ministério Público, Alerj e órgãos do Executivo, além de seis representantes da sociedade civil organizada. 

A intenção é assegurar que o Estado garanta a segurança  de ambientalistas, comunicadores sociais e defensores de Direitos Humanos.

Dessa forma, garante que, em casos extremos de situação de risco ou ameaça à vida, o defensor possa ser encaminhado a centros provisórios, recebendo acolhimento e proteção. 

Para inclusão no programa, deve ser feita uma solicitação, comprovando que a pessoa atua na área de direitos humanos.

Já a exclusão pode ocorrer por decisão do Conselho Deliberativo ou por meio de um pedido feito pelo acolhido.

Agora, o texto segue para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

 

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo