Bolsonaro apoia compra de vacinas contra Covid-19 por empresários

Empresários querem importar 33 milhões de doses da vacina de Oxford

Publicado em 26/01/2021 - 18:47 Por Lucas Pordeus - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo é favorável à iniciativa de alguns empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a Covid-19 para imunizar os próprios funcionários.

Segundo Bolsonaro, a proposta dos empresários é vantajosa, porque eles prometem doar metade do que comprarem ao Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente explicou que, na semana passada, o governo foi procurado por empresários para que fossem importadas 33 milhões de doses da vacina de Oxford. “No que essa proposta puder ir à frente, vamos estimular, porque com 33 milhões de doses de graça no Brasil pra nós, ajudaria muito a economia e àqueles que por ventura queiram se vacinar”.

A fala do presidente ocorreu durante um encontro sobre investimentos na América Latina, promovido pelo banco suíço Credit Suisse.

Em nota divulgada nesta terça-feira (26), o laboratório da AstraZeneca, responsável pela vacina da Oxford, informou que todas as doses produzidas estão disponíveis para governos e organizações multilaterais, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado.

Ainda no evento para investidores estrangeiros, o presidente Jair Bolsonaro reforçou o apoio do governo ao teto de gastos, para conter as despesas públicas.

O presidente ainda falou aos investidores que pretende avançar nas privatizações e concessões em 2021, além de promover, em parceria com o Congresso Nacional, as reformas fiscal, tributária e administrativa. “2021 será um ano de resultados bastante positivos. Todo o trabalho que estamos desenvolvendo para criar uma economia mais aberta e competitiva está em sintonia com a atração de investimentos estrangeiros diretos, principalmente na área de infraestrutura”.

Bolsonaro citou, como oportunidade para investidores estrangeiros, os projetos do PPI, o Programa de Parceria e Investimentos, que promove, entre outras medidas, a concessão de aeroportos, rodovias e ferrovias.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo