Bolsonaro envia carta ao novo presidente dos EUA, Joe Biden

Presidente afirma que há interesse em acordo de livre comércio

Publicado em 20/01/2021 - 21:40 Por Victor Ribeiro - Brasília

Depois da posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro divulgou nas redes sociais uma carta que enviou para o novo colega.

No documento de três páginas, Bolsonaro parabenizou Biden e ressaltou que Brasil e Estados Unidos têm um longo histórico de fraternidade. Destacou os países como as duas maiores democracias do mundo, que compartilham valores de respeito às liberdades fundamentais e ao Estado de Direito.

Sobre a área econômica, Jair Bolsonaro escreveu que tem interesse em um amplo acordo de livre comércio com os Estados Unidos. O presidente disse que, no cenário internacional, o Brasil está pronto para cooperar com os norte-americanos, inclusive no âmbito de organismos multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio.

Quanto à entrada do Brasil na OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Bolsonaro afirmou que conta com o apoio de Biden. O antecessor dele, Donald Trump, não priorizou a entrada do Brasil na OCDE.

O presidente brasileiro também comentou sobre meio ambiente. Escreveu que conta com a parceria dos Estados Unidos a favor do desenvolvimento sustentável, da proteção da natureza, em especial da Amazônia, e no enfrentamento ao aquecimento global.

Ao encerrar a carta, Jair Bolsonaro desejou êxito e votos da mais alta estima e consideração ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Entrega voluntária de crianças para adoção é legal há cinco anos

Lei 13.509/2017 dá a possibilidade à gestante, ou mãe, de entregar seu filho, ou recém nascido, para adoção em um procedimento assistido pela Justiça da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos ainda não sentem diferença no preço dos combustíveis em SP

No segundo dia após a decisão do governo estadual, o consumidor ainda não sentiu os efeitos da redução do ICMS nos postos de combustíveis.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Combustíveis: relatório será lido nesta terça-feira (28)

O Relator da PEC dos Combustíveis no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) adiou para o fim da tarde desta terça-feira (28) a apresentação do parecer da proposta.

Baixar arquivo
Segurança

Três mulheres morrem por dia no Brasil por feminicídio

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que ano passado, cerca de 1.340 mulheres morreram por serem mulheres, enquanto em 2020 o número de vítimas foi pouco mais de 1.350.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do comércio tem maior nível desde março de 2020, diz CNC

Índice subiu 5,1% de maio para junho deste ano e atingiu 122,4 pontos.

Baixar arquivo
Geral

Rio: incêndio na comunidade Kelsons's deixa 16 casas destruídas

Nenhuma pessoa ficou ferida, mas a maior parte das famílias perdeu todos os bens. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 22h, em um galpão onde funcionava um ferro velho.

Baixar arquivo