Bolsonaro envia carta ao novo presidente dos EUA, Joe Biden

Presidente afirma que há interesse em acordo de livre comércio

Publicado em quarta-feira, 20 Janeiro, 2021 - 21:40 Por Victor Ribeiro - Brasília

Depois da posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro divulgou nas redes sociais uma carta que enviou para o novo colega.

No documento de três páginas, Bolsonaro parabenizou Biden e ressaltou que Brasil e Estados Unidos têm um longo histórico de fraternidade. Destacou os países como as duas maiores democracias do mundo, que compartilham valores de respeito às liberdades fundamentais e ao Estado de Direito.

Sobre a área econômica, Jair Bolsonaro escreveu que tem interesse em um amplo acordo de livre comércio com os Estados Unidos. O presidente disse que, no cenário internacional, o Brasil está pronto para cooperar com os norte-americanos, inclusive no âmbito de organismos multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio.

Quanto à entrada do Brasil na OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Bolsonaro afirmou que conta com o apoio de Biden. O antecessor dele, Donald Trump, não priorizou a entrada do Brasil na OCDE.

O presidente brasileiro também comentou sobre meio ambiente. Escreveu que conta com a parceria dos Estados Unidos a favor do desenvolvimento sustentável, da proteção da natureza, em especial da Amazônia, e no enfrentamento ao aquecimento global.

Ao encerrar a carta, Jair Bolsonaro desejou êxito e votos da mais alta estima e consideração ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

MPDFT pede volta de aulas presenciais na rede pública de ensino

No processo, o MP defende que a educação deve ter seu retorno definido como prioridade pelo governo local, por considerar uma atividade essencial. Também pede a retomada das aulas presenciais de forma escalonada, progressiva e facultativa aos pais e responsáveis, sendo respeitados todos os protocolos de segurança sanitária nos ambientes escolares para impedir a propagação da covid-19.

Baixar arquivo
Política

Senado deve votar hoje PEC sobre retomada do auxílio emergencial

A proposta é a que abre caminho para a volta do auxílio emergencial, que será pago em 4 parcelas mensais de R$250, segundo a previsão do governo.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Nordeste: Fortaleza e CRB se enfrentam nesta quarta-feira

Hoje tem jogo pela Copa do Nordeste: Fortaleza e CRB. 

Confira também os jogos pelos campeonatos estaduais marcados para esta quarta-feira (3), com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Política

Empresas privadas poderão comprar vacina contra a covid-19

Projeto foi aprovado na Câmara e segue para sanção presidencial.  O texto aprovado pelos deputados estabelece que enquanto durar a vacinação dos grupos prioritários, as doses compradas pela iniciativa privada deverão ser integralmente doadas ao SUS.

Baixar arquivo
Saúde

Governadores pedem ação integrada para combate à covid-19

Ao longo do dia, os governadores também estiveram com representantes do Ministério da Saúde. E ouviram da presidente da Comissão de Orçamento, a deputada Flávia Arruda, do PL, a promessa de receberem R$14,5 bilhões  em emendas parlamentares destinadas ao Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Política

Não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos, diz ministro

O ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, afirmou hoje que não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos. Na coletiva de imprensa sobre a política externa, realizada, nessa terça (02), Araújo disse que a crise com embaixador chinês no país está superada.

Baixar arquivo