logo Radioagência Nacional
Política

Bolsonaro sanciona lei que dá autonomia ao Banco Central

Presidente também deu posse a dois ministros nesta quarta
Baixar
Gésio Passos
24/02/2021 - 21:08
Brasília
Presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia de posse do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onix Lorenzoni
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira (24), a lei que dá autonomia ao Banco Central, aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 10.
Mesmo com a mudança de status do BC, o presidente da República continua responsável pela indicação dos nomes do diretores do banco, que devem ser aprovados em sabatina no Senado.
O mandato do presidente e diretores do Banco Central será de quatro anos, mas não podem coincidir com o mandato do presidente da República.
No cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro voltou  a destacar  a importância do Ministro da Economia, Paulo Guedes, para o governo.
Também no Planalto, o presidente da República deu posse a dois novos ministros. Jair Bolsonaro disse que está dividindo o poder com os aliados.
Onyx Lorenzoni deixou o Ministério da Cidadania para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência da República. É deputado pelo Democratas do Rio Grande do Sul, e no governo Bolsonaro chefiou a Casa Civil até fevereiro de 2020. Lorenzoni substitui Jorge de Oliveira, que assumiu uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. O lugar de Lorenzoni  no Ministério da Cidadania  foi ocupado pelo deputado federal João Roma (Republicanos-BA), que chefiou o gabinete do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Ainda na cerimônia, o presidente assinou um projeto de lei que será encaminhado ao Congresso propondo a privatização dos Correios.

 

x