Marcelo Queiroga é nomeado ministro da Saúde

Publicado em 23/03/2021 - 20:18 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em uma cerimônia reservada, o presidente Jair Bolsonaro deu posse, na manhã desta terça-feira, a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. A nomeação foi publicada à tarde em edição extra do Diário Oficial, junto com a exoneração de Eduardo Pazuello, que esteve à frente da pasta desde maio do ano passado.

O anúncio de substituição do comando do Ministério da Saúde foi feito na segunda-feira da semana passada por Bolsonaro. No dia seguinte, Queiroga concedeu entrevista e disse ser necessária uma “união nacional” para vencer a Covid-19.

Marcelo Queiroga é natural de João Pessoa. Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, preside a Associação Brasileira de Cardiologia. Queiroga é o quarto ministro da Saúde na pandemia. Antes dele, comandaram o ministério os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, e o general do Exército Eduardo Pazuello.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o novo ministro atende aos critérios técnicos e ao perfil exigidos para o cargo, “com ampla experiência na área, não só da saúde, mas de gestão”.

E é a gestão da saúde no momento mais crítico da pandemia o grande desafio do novo ministro. O país registra, há um mês, recordes consecutivos no registro diário de mortos pela Covid-19, segundo a média móvel divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e já soma 12 milhões de casos da doença.

Edição: Sumaia Villela / Bianca Paiva

Últimas notícias
Saúde

Campus da Fiocruz reabre ao público com exposição sobre a vida e saúde

O tema da exposição se divide em 14 módulos, convidando o público a conhecer o conceito de saúde, desde a microbiologia à saúde como fenômeno social.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

97% de indígenas da área urbana de Manaus vivem com menos de R$600/mês

É o que aponta o projeto MANAÓS, da Fiocruz Amazônia, que quis entender como vivem os indígenas chamados “não aldeiados”, na cidade de Manaus.

Baixar arquivo
Esportes

Fifa escolhe dois árbitros brasileiros para Copa do Mundo do Catar

Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio foram escolhidos pela FIFA, nesta quinta-feira, para participar do quadro de arbitragem da competição mais importante do mundo envolvendo seleções.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta o Guarani, em Manaus, às 21h30 nesta quinta

Com mais de trinta mil vascaínos na torcida a Arena da Amazônia, em Manaus, vai ter um pouco do clima de São Januário nesta quinta-feira (19) às 21h30 para Guarani e Vasco.

Baixar arquivo
Saúde

Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Geral

Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

Baixar arquivo