![Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil O médico cardiologista Marcelo Queiroga, indicado para ser o novo ministro da Saúde, e o atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falam à imprensa no ministério da Saúde.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Em uma cerimônia reservada, o presidente Jair Bolsonaro deu posse, na manhã desta terça-feira, a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. A nomeação foi publicada à tarde em edição extra do Diário Oficial, junto com a exoneração de Eduardo Pazuello, que esteve à frente da pasta desde maio do ano passado.
O anúncio de substituição do comando do Ministério da Saúde foi feito na segunda-feira da semana passada por Bolsonaro. No dia seguinte, Queiroga concedeu entrevista e disse ser necessária uma “união nacional” para vencer a Covid-19.
Marcelo Queiroga é natural de João Pessoa. Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, preside a Associação Brasileira de Cardiologia. Queiroga é o quarto ministro da Saúde na pandemia. Antes dele, comandaram o ministério os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, e o general do Exército Eduardo Pazuello.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o novo ministro atende aos critérios técnicos e ao perfil exigidos para o cargo, “com ampla experiência na área, não só da saúde, mas de gestão”.
E é a gestão da saúde no momento mais crítico da pandemia o grande desafio do novo ministro. O país registra, há um mês, recordes consecutivos no registro diário de mortos pela Covid-19, segundo a média móvel divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e já soma 12 milhões de casos da doença.
![stevepb/Pixabay Brasília (DF) 22/12/2023 – Compras de natal
Foto: stevepb/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados botafogo, são paulo, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 21/09/2024 - Praça Roosevelt recebe a segunda edição da Parada PCD, que celebra a diversidade, a inclusão e o orgulho de ser PCD. A parada acontece no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Julia Moraes Piccolomini, presdienta da Parada do Orgulho PCD . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/12/2024 - O governador do DF, Ibaneis Rocha, e o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante a 16ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/12/2024 - 16ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)