Marcelo Queiroga é nomeado ministro da Saúde

Publicado em 23/03/2021 - 20:18 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em uma cerimônia reservada, o presidente Jair Bolsonaro deu posse, na manhã desta terça-feira, a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. A nomeação foi publicada à tarde em edição extra do Diário Oficial, junto com a exoneração de Eduardo Pazuello, que esteve à frente da pasta desde maio do ano passado.

O anúncio de substituição do comando do Ministério da Saúde foi feito na segunda-feira da semana passada por Bolsonaro. No dia seguinte, Queiroga concedeu entrevista e disse ser necessária uma “união nacional” para vencer a Covid-19.

Marcelo Queiroga é natural de João Pessoa. Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, preside a Associação Brasileira de Cardiologia. Queiroga é o quarto ministro da Saúde na pandemia. Antes dele, comandaram o ministério os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, e o general do Exército Eduardo Pazuello.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o novo ministro atende aos critérios técnicos e ao perfil exigidos para o cargo, “com ampla experiência na área, não só da saúde, mas de gestão”.

E é a gestão da saúde no momento mais crítico da pandemia o grande desafio do novo ministro. O país registra, há um mês, recordes consecutivos no registro diário de mortos pela Covid-19, segundo a média móvel divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e já soma 12 milhões de casos da doença.

Edição: Sumaia Villela / Bianca Paiva

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo