MP do Rio recomenda veto ao projeto que muda o nome do Maracanã

Estádio pode ser rebatizado de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé

Publicado em 19/03/2021 - 16:22 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro enviou uma recomendação para que o governador em exercício, Cláudio Castro, vete o projeto de lei que modifica o nome oficial do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.

O projeto de lei para rebatizar o estádio foi aprovado, no dia 9 de março, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa do Rio.

A recomendação do MP ressalta que o esporte é um direito fundamental social previsto pela Constituição, destacando-se o futebol em todas as suas projeções, O Ministério Público sustenta que este é o caso do Maracanã,  que integra a identidade cultural carioca, conforme Decreto Municipal de 2012.

O governador em exercício, Cláudio Castro, tem cinco dias para responder ao Ministério Público.

Iniciada em 1948, a construção do Estádio, que se tornou um ícone do futebol mundial,  gerou protestos de alguns e aprovação de outros. Segundo historiadores,  o jornalista e escritor Mário Filho foi um dos maiores defensores do projeto. Em homenagem a seus esforços, o Maracanã - que recebeu o apelido por causa do bairro onde foi construído, na zona Norte carioca,  foi batizado de Estádio Jornalista Mário Filho, em 1966, no mesmo ano da morte de seu maior incentivador.

Edição: Beatriz Arcoverde, editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Geral

Pelo menos oito macacos são agredidos em São Paulo

Casos ocorrem em meio ao crescimento da varíola dos macacos no Brasil. Também conhecida como monkeypox, a doença não é transmitida por esses animais, apesar do nome.

Baixar arquivo
Justiça

16 anos da Lei Maria de Penha: conheça os grupos de reeducação do DF

Iniciativa do Tribunal de Justiça busca incentivar reflexão sobre cultura machista. Homem que perseguia ex-esposa por não aceitar fim do casamento falou sobre sua experiência: "eu não conseguia enxergar a mulher como um ser humano".

Baixar arquivo
Geral

Governo recebe mais de 12 mil denúncias de telemarketing abusivo

Todas as reclamações foram registradas em apenas 18 dias, já que o canal de denúncias foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor no dia 20 de julho deste ano.

Baixar arquivo
Economia

Caminhoneiros começam a receber benefício emergencial na terça-feira

O pagamento vai ser de duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto, totalizando R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação é lançada pelo Ministério da Saúde

Um dos principais focos é a poliomielite. Casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos. A cobertura vacinal no Brasil tem diminuído e está em 67% atualmente.

Baixar arquivo
Saúde

Agosto Branco alerta para doença silenciosa: o câncer de pulmão

Desde 1985 ele é o primeiro câncer em mortalidade do mundo. No Brasil, desponta como o segundo mais comum em homens e mulheres. E o cigarro eletrônico, uma moda crescente no país, preocupa ainda mais os especialistas pelo risco de desenvolver a doença.

Baixar arquivo