MP do Rio recomenda veto ao projeto que muda o nome do Maracanã

Estádio pode ser rebatizado de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé

Publicado em 19/03/2021 - 16:22 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro enviou uma recomendação para que o governador em exercício, Cláudio Castro, vete o projeto de lei que modifica o nome oficial do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.

O projeto de lei para rebatizar o estádio foi aprovado, no dia 9 de março, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa do Rio.

A recomendação do MP ressalta que o esporte é um direito fundamental social previsto pela Constituição, destacando-se o futebol em todas as suas projeções, O Ministério Público sustenta que este é o caso do Maracanã,  que integra a identidade cultural carioca, conforme Decreto Municipal de 2012.

O governador em exercício, Cláudio Castro, tem cinco dias para responder ao Ministério Público.

Iniciada em 1948, a construção do Estádio, que se tornou um ícone do futebol mundial,  gerou protestos de alguns e aprovação de outros. Segundo historiadores,  o jornalista e escritor Mário Filho foi um dos maiores defensores do projeto. Em homenagem a seus esforços, o Maracanã - que recebeu o apelido por causa do bairro onde foi construído, na zona Norte carioca,  foi batizado de Estádio Jornalista Mário Filho, em 1966, no mesmo ano da morte de seu maior incentivador.

Edição: Beatriz Arcoverde, editora da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Restaurantes comunitários no DF oferecem café da manhã por R$ 0,50

O restaurante comunitário da Estrutural, a partir desta quarta-feira, já passa a oferecer a refeição matinal. Na unidade de São Sebastião começa na próxima sexta-feira, e em Ceilândia, no sábado.

Baixar arquivo
Política

Aprovado projeto que pune divulgação de infração de transito nas redes

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a punição a quem divulgar nas redes sociais infração de trânsito de natureza gravíssima. O texto agora segue para o Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Emenda da reforma eleitoral é aprovada pelo Congresso Nacional

Entre as mudanças, a partir das eleições de 2022, será contado em dobro os votos dados a mulheres e pessoas negras eleitas para efeito de cálculo na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário.

Baixar arquivo
Geral

Em Alagoas 200 famílias recebem moradia pelo Casa Verde e Amarela

As moradias fazem parte de um investimento de quase R$ 14 milhões do governo federal, em dois módulos do residencial Dr. Marcelo Pimentel Vilela, na cidade de Teotônio Vilela, em Alagoas,

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Atlético Mineiro e Palmeiras nesta terça

A Rádio Nacional transmite, a partir das 21h30, o jogo da volta de uma das semifinais da Copa Libertadores.

Baixar arquivo
Geral

Em SP tem um lugar pronto para estravazar a raiva e quebrar tudo

A Rage Room tem uma sala  de 35 metros quadrados fica em Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital paulista. Ela foi preparada para a destruição. No fundo, prateleiras exibem os objetos que podem ser quebrados. Uma espécie de cardápio da casa.

Baixar arquivo