MP do Rio recomenda veto ao projeto que muda o nome do Maracanã

Estádio pode ser rebatizado de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé

Publicado em 19/03/2021 - 16:22 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro enviou uma recomendação para que o governador em exercício, Cláudio Castro, vete o projeto de lei que modifica o nome oficial do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.

O projeto de lei para rebatizar o estádio foi aprovado, no dia 9 de março, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa do Rio.

A recomendação do MP ressalta que o esporte é um direito fundamental social previsto pela Constituição, destacando-se o futebol em todas as suas projeções, O Ministério Público sustenta que este é o caso do Maracanã,  que integra a identidade cultural carioca, conforme Decreto Municipal de 2012.

O governador em exercício, Cláudio Castro, tem cinco dias para responder ao Ministério Público.

Iniciada em 1948, a construção do Estádio, que se tornou um ícone do futebol mundial,  gerou protestos de alguns e aprovação de outros. Segundo historiadores,  o jornalista e escritor Mário Filho foi um dos maiores defensores do projeto. Em homenagem a seus esforços, o Maracanã - que recebeu o apelido por causa do bairro onde foi construído, na zona Norte carioca,  foi batizado de Estádio Jornalista Mário Filho, em 1966, no mesmo ano da morte de seu maior incentivador.

Edição: Beatriz Arcoverde, editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo