MP do Rio recomenda veto ao projeto que muda o nome do Maracanã

Estádio pode ser rebatizado de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé

Publicado em 19/03/2021 - 16:22 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro enviou uma recomendação para que o governador em exercício, Cláudio Castro, vete o projeto de lei que modifica o nome oficial do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.

O projeto de lei para rebatizar o estádio foi aprovado, no dia 9 de março, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa do Rio.

A recomendação do MP ressalta que o esporte é um direito fundamental social previsto pela Constituição, destacando-se o futebol em todas as suas projeções, O Ministério Público sustenta que este é o caso do Maracanã,  que integra a identidade cultural carioca, conforme Decreto Municipal de 2012.

O governador em exercício, Cláudio Castro, tem cinco dias para responder ao Ministério Público.

Iniciada em 1948, a construção do Estádio, que se tornou um ícone do futebol mundial,  gerou protestos de alguns e aprovação de outros. Segundo historiadores,  o jornalista e escritor Mário Filho foi um dos maiores defensores do projeto. Em homenagem a seus esforços, o Maracanã - que recebeu o apelido por causa do bairro onde foi construído, na zona Norte carioca,  foi batizado de Estádio Jornalista Mário Filho, em 1966, no mesmo ano da morte de seu maior incentivador.

Edição: Beatriz Arcoverde, editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo