logo Radioagência Nacional
Política

Conselho de Ética abre processo para cassar mandato de Dr. Jairinho

Votação pode ocorrer em 70 dias
Baixar
Cristiane Ribeiro, da Rádio Nacional no Rio de Janeiro
27/04/2021 - 14:26
Rio de Janeiro
Dr. Jairinho, namorado de Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino Henry Borel, deixa a Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca(16ªDP), após prestar depoimento sobre a morte do menido de 4 anos.
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores  do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, abrir processo de cassação de mandato do vereador Dr. Jairinho, que está preso por suspeita do assassinato do enteado, o menino Henry Borel, de quatro anos de idade.

Agora, a representação segue para a Mesa Diretora. A votação final sobre perda de mandato é feita em plenário, com voto aberto de pelo menos dois terços dos vereadores.

O presidente do Conselho, o vereador Alexandre Isquierdo, do DEM,  destacou que o trecho do inquérito em andamento na Polícia Civil, recebido pelo grupo,  já permite que seja formulada a denúncia por quebra de decoro parlamentar. Ele acredita que a votação sobre a cassação de Jairinho deve acontecer nos próximos 70 dias.

A morte de Henry aconteceu em 8 de março. O vereador e a mãe do menino, Monique Medeiros, foram presos um mês depois.  Jairinho foi expulso do partido Solidariedade e afastado do cargo de conselheiro no Conselho de Ética da Câmara.

x