logo Radioagência Nacional
Política

DF deve ficar em situação crítica devido à covid pelos próximos meses

Declaração é do governador em entrevista exclusiva à Rádio Nacional
Baixar
Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional
21/04/2021 - 14:31
Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, estima que o Distrito Federal deve permanecer por mais 2 a 3 meses com uma situação crítica em relação à covid-19.

O mês de abril já é o mais fatal da pandemia no Distrito Federal, mesmo ainda faltando poucos dias para o final. Abril concentra 17% do total dos mais de 7 mil e 330 óbitos causados pelo novo coronavírus no DF.

Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional nesta quarta-feira (21), data do aniversário de 61 anos de Brasília, o governador Ibaneis Rocha estimou que a situação não deve melhorar no curto prazo.

Em relação aos demais estados, o Distrito Federal é o quarto com maior número de óbitos por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. E o terceiro com a maior incidência de casos de acordo com o tamanho da população, atrás apenas de Roraima e Amapá.

Ibaneis Rocha atribuiu os números elevados à condição de capital do país.

As UTIs no Distrito Federal seguem lotadas, com taxas de ocupação acima de 95%. Nesta quarta-feira, 218 pessoas aguardavam por uma vaga em um leito de terapia intensiva na capital do país. Isso apesar de uma redução, em 30 dias, de 32% na média móvel de novos casos diários. O Distrito Federal registrou nessa terça-feira (20) uma média de 1.129 novos casos diários nos últimos 7 dias.

x