Em carta a Biden, Bolsonaro promete eliminar desmatamento ilegal

Mensagem foi enviada às vésperas de reunião sobre o clima

Publicado em 15/04/2021 - 14:06 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Prestes a participar da reunião sobre clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro enviou uma carta ao anfitrião do encontro e se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil, até 2030. A Cúpula de Líderes vai ser virtual, com a participação de 40 presidentes convidados, incluindo Bolsonaro.

Na carta, o presidente brasileiro afirma o “compromisso do Brasil com o meio ambiente”. O documento, contém sete páginas e define metas a serem alcançadas com esforços também citados.

Bolsonaro reconhece os desafios do governo e cita os aumentos das taxas de desmatamento na Amazônia. Segundo o documento a elevação desses índices começou em 2012. Como uma das medidas, a carta menciona que as ações de controle são insuficientes e anuncia a implementação da regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico da região amazônica, promoção da bioeconomia e o aumento do pagamento por serviços ambientais com base no acordo de Paris.

Bolsonaro cita programas que considera importantes para a preservação ambiental, no Brasil. Entre eles, o Plano Nacional de Serviços Ambientais, no programa Floresta Mais e o Adote um Parque. A carta do presidente brasileiro foi enviada no contexto da Cúpula de Líderes que ocorre na próxima semana, dias 22 e 23 de abril, por videoconferência.

A cúpula, convocada por Joe Biden, é a preparação para um evento mundial, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, prevista para o mês de novembro, na Escócia.

E nesta quinta-feira (15), Jair Bolsonaro participou da cerimônia de passagem de coordenação do Comando Militar do Sudeste, para o general Tomaz Miguel Ribeiro Paiva, na capital paulista.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo