Em carta a Biden, Bolsonaro promete eliminar desmatamento ilegal
Prestes a participar da reunião sobre clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro enviou uma carta ao anfitrião do encontro e se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil, até 2030. A Cúpula de Líderes vai ser virtual, com a participação de 40 presidentes convidados, incluindo Bolsonaro.
Na carta, o presidente brasileiro afirma o “compromisso do Brasil com o meio ambiente”. O documento, contém sete páginas e define metas a serem alcançadas com esforços também citados.
Bolsonaro reconhece os desafios do governo e cita os aumentos das taxas de desmatamento na Amazônia. Segundo o documento a elevação desses índices começou em 2012. Como uma das medidas, a carta menciona que as ações de controle são insuficientes e anuncia a implementação da regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico da região amazônica, promoção da bioeconomia e o aumento do pagamento por serviços ambientais com base no acordo de Paris.
Bolsonaro cita programas que considera importantes para a preservação ambiental, no Brasil. Entre eles, o Plano Nacional de Serviços Ambientais, no programa Floresta Mais e o Adote um Parque. A carta do presidente brasileiro foi enviada no contexto da Cúpula de Líderes que ocorre na próxima semana, dias 22 e 23 de abril, por videoconferência.
A cúpula, convocada por Joe Biden, é a preparação para um evento mundial, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, prevista para o mês de novembro, na Escócia.
E nesta quinta-feira (15), Jair Bolsonaro participou da cerimônia de passagem de coordenação do Comando Militar do Sudeste, para o general Tomaz Miguel Ribeiro Paiva, na capital paulista.