Em Chapecó, Bolsonaro defende autonomia de médicos para tratar covid

Presidente participou de cerimônia em unidade que zerou internações

Publicado em 07/04/2021 - 13:19 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois que o número de internações foi zerado na Unidade de Terapia Semi Intensiva do Centro Avançado de Atendimento COVID, em Chapecó, Santa Catarina, a prefeitura municipal colocou o espaço à disposição do governo federal. 

Segundo a gestão da cidade catarinense, 75 leitos de enfermaria já estavam desativados, pela ausência de pacientes. O espaço foi limpo e desinfectado, caso haja nova alta de casos ou se os governos estadual e federal quiserem assumir para atender outras regiões.

Para conhecer o local, o Presidente Jair Bolsonaro viajou até Chapecó, nesta quarta-feira (7), acompanhado de quatro ministros. 

Em cerimônia com autoridades, Bolsonaro comemorou os resultados do município e defendeu a autonomia de médicos para receitarem tratamento precoce contra covid-19. 

Assim como o presidente, o Conselho Federal de Medicina defende o direito a autonomia aos médicos, no diagnóstico e na prescrição de tratamentos. Há duas semanas, a associação médica brasileira destacou que os medicamentos utilizados como preventivos para covid “não possuem eficácia científica comprovada” e, por isso, a utilização deve ser banida.

.As internações no centro avançado de atendimento a covid foram zeradas depois que o município registrou recordes seguidos de mortes diárias e, por isso, decretou, durante duas semanas, lockdown parcial. Após o fim da medida, as regras foram flexibilizadas, em março, mantendo restrições em serviços não essenciais. 

Ao lado do presidente, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou como prioridades o investimento na campanha de vacinação e nas pesquisas científicas. 

Ainda durante o evento, o presidente Bolsonaro voltou a criticar medidas de isolamento, por temer o aumento do desemprego e da pobreza. Segundo ele, o governo federal não vai decretar lockdown nacional. 

 

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa segunda

Meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. São quase 80 milhões de pessoas em todo país.

Baixar arquivo
Saúde

Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid

Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo