Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Justiça negou registro de candidatura de prefeito eleito em 2020

Publicado em 11/04/2021 - 11:47 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje é dia de eleição no pequeno município de Munhoz de Melo, no Paraná. Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Isso porque a Justiça negou o registro de candidatura de Gilmar Silva, do MDB, eleito prefeito com quase 56% dos votos em novembro do ano passado. O indeferimento foi motivado por uma postagem nas redes sociais onde o político, no entendimento do juízo eleitoral, divulgou agendas típicas de secretário municipal durante o período da campanha. A legislação exige que secretários municipais deixem o cargo quatro meses antes do pleito.

Apesar de formalmente ter pedido o desligamento do cargo, a divulgação de reuniões para tratar de assuntos típicos de secretário mostravam, no entendimento da justiça, que o candidato continuava exercendo o cargo indevidamente. O político recorreu, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento por unanimidade.

A eleição suplementar do município de Munhoz de Melo, no Paraná, termina às 17h deste domingo. O resultado deve ser divulgado em seguida. O prefeito escolhido governará o município até o final de 2024. A prefeitura, atualmente, é gerida interinamente pelo atual presidente da Câmara de Vereadores.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Abate de bovinos cai 10,3% no primeiro trimestre do ano, aponta IBGE

O abate de bovinos caiu 10,3% no país no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Em compensação, o abate de suínos subiu 4,9% e o de frangos 2,4%, na mesma comparação.

Baixar arquivo
Economia

Estimativa do IBGE de abril prevê safra recorde para 2021

A safra de alimentos no Brasil deve atingir o recorde de 264,5 milhões de toneladas em 2021. A estimativa é que supere em 4,1% a do ano passado, que somou 254,1 milhões de toneladas.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial

A partir desta quarta-feira (12), trabalhadores informais nascidos em setembro já podem sacar a primeira parcela do auxílio emergencial. O saque também poderá ser feito pelos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova projeto para combater superendividamento de consumidores

A matéria segue para apreciação do Senado Federal. O projeto de lei prevê o direito a uma renegociação com todos os credores a partir da mediação de um juiz  Na audiência, o consumidor pode apresentar um plano com prazo máximo de 5 anos para quitação das dívidas.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio retoma vacinação contra a covid-19 em grávidas

A vacinação para este grupo, por orientação do Ministério da Saúde, é apenas com as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Baixar arquivo
Geral

No Dia da Enfermagem, profissionais defendem piso salarial nacional

A crise sanitária causada pela covid-19 continua sendo um grande desafio para as pessoas, para o governo e para os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, que enfrentam a batalha pela vida de seus pacientes.

Baixar arquivo