Relatório do impeachment de Witzel será entregue nesta quinta-feira

Julgamento de seu afastamento definitivo ocorre na sexta

Publicado em 26/04/2021 - 21:00 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O relatório final do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, será entregue quinta-feira (29) ao Tribunal Especial Misto, responsável por julgar o caso.

Já as alegações finais da Defesa deverão ser apresentadas nesta terça-feira, três dias antes do julgamento. A sessão está prevista dia 30, sexta-feira, com início às 9h.

Witzel foi afastado do Executivo fluminense após denúncias de envolvimento em esquema de desvios de recursos que deveriam ter ajudado no combate à pandemia de covid-19 no estado. As denúncias vieram à tona depois da prisão do ex-secretário de saúde Edmar Santos, que narrou todo o suposto esquema de corrupção em delação premiada. Wilson Witzel nega as acusações.

O Tribunal Especial Misto é composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, entre eles o relator, Waldeck Carneiro. Segundo o parlamentar, a expectativa é que seu relatório e voto contribuam para que o julgamento aconteça de forma justa.

Waldeck avalia que o processo contra Witzel é importante para a história do Tribunal de Justiça, do ponto de vista jurídico-político. E também de muita responsabilidade, principalmente num estado como o Rio de Janeiro.

De acordo com o rito do processo, depois da abertura da sessão nesta sexta-feira, que será feita pelo presidente do TJ e do Tribunal Especial Misto, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, a acusação terá a palavra por 30 minutos, mesmo tempo destinado à defesa.

Em seguida, o relator do processo fará a leitura do relatório e do seu voto, sendo seguido pelos demais membros da Corte Especial. Se houver sete votos a favor do  impeachment,  Witzel será definitivamente afastado do cargo.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio começa a distribuição 495 mil doses de vacina contra covid-19

 São 325.260 doses da Pfizer para primeira e segunda aplicação e 170 mil da Oxford/AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta presença do coronavírus na rede de esgoto do DF

O crescimento de 75% foi detectado entre a primeira e a segunda semana deste mês. Foram encontrados 963,3 bilhões de cópias do vírus, por dia, para cada dez mil habitantes.

Baixar arquivo