Relatório do impeachment de Witzel será entregue nesta quinta-feira

Julgamento de seu afastamento definitivo ocorre na sexta

Publicado em 26/04/2021 - 21:00 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O relatório final do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, será entregue quinta-feira (29) ao Tribunal Especial Misto, responsável por julgar o caso.

Já as alegações finais da Defesa deverão ser apresentadas nesta terça-feira, três dias antes do julgamento. A sessão está prevista dia 30, sexta-feira, com início às 9h.

Witzel foi afastado do Executivo fluminense após denúncias de envolvimento em esquema de desvios de recursos que deveriam ter ajudado no combate à pandemia de covid-19 no estado. As denúncias vieram à tona depois da prisão do ex-secretário de saúde Edmar Santos, que narrou todo o suposto esquema de corrupção em delação premiada. Wilson Witzel nega as acusações.

O Tribunal Especial Misto é composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, entre eles o relator, Waldeck Carneiro. Segundo o parlamentar, a expectativa é que seu relatório e voto contribuam para que o julgamento aconteça de forma justa.

Waldeck avalia que o processo contra Witzel é importante para a história do Tribunal de Justiça, do ponto de vista jurídico-político. E também de muita responsabilidade, principalmente num estado como o Rio de Janeiro.

De acordo com o rito do processo, depois da abertura da sessão nesta sexta-feira, que será feita pelo presidente do TJ e do Tribunal Especial Misto, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, a acusação terá a palavra por 30 minutos, mesmo tempo destinado à defesa.

Em seguida, o relator do processo fará a leitura do relatório e do seu voto, sendo seguido pelos demais membros da Corte Especial. Se houver sete votos a favor do  impeachment,  Witzel será definitivamente afastado do cargo.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo