Witzel diz que não controlou licitações e acusa ex-secretário de saúde

Governador afastado prestou depoimento a tribunal misto do impeachment

Publicado em 07/04/2021 - 19:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador afastado do Rio, Wilson Witzel, acusou o ex-secretário de Saúde, Edmar Santos, de receber propina. Segundo Witzel, Edmar não tinha sinais de riqueza, mas citou o fato de terem sido encontrados R$ 8 milhões no colchão da casa dele.

A afirmação foi feita durante depoimento prestado nesta quarta-feira (7) ao Tribunal Especial Misto, responsável pelo julgamento do impeachment do governador afastado Wilson Witzel por suspeitas de desvios na área da Saúde durante a pandemia.

Em sua defesa, Witzel afirmou que não tem controle sobre as escolhas das empresas e que quem devia favores era o próprio Edmar, pelo fato de estar associado a grupos criminosos interessados em contratar as empresas. Ele declarou que, por causa da quantidade de contratos envolvidos em diferentes esferas de um governo, não há como controlar as licitações.

Presidido pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, o Tribunal Misto ouviu do ex-secretário de Saúde que Witzel foi quem pediu a requalificação da Organização Social Unir Saúde e o restabelecimento dos contratos firmados pela instituição com a Secretaria de Saúde. A OS havia sido desqualificada em outubro de 2019.

Edmar Santos negou ter indicado o ex-subsecretário executivo de Saúde do estado Gabriell Neves, e responsabilizou "grupos ligados ao Witzel e ao Pastor Everaldo” pela escolha. Neves é acusado por desvios na compra de respiradores inadequados para o tratamento de Covid-19 e também pela contratação da Organização Social Iabas para a construção de hospitais de campanha que nunca foram entregues. 

O governador afastado estava presente na sessão especial desta quarta-feira do Tribunal Misto.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo