Alerj decreta luto de 3 dias por morte do ex-deputado Jorge Picciani

Ex-presidente da Casa estava internado desde abril para tratar câncer

Publicado em 14/05/2021 - 15:47 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decretou luto de três dias pela morte do ex-deputado estadual e ex-presidente da Casa, Jorge Picciani, de 66 anos. Vítima de um câncer na bexiga, o político morreu na madrugada desta sexta-feira (14), em um hospital de São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril.

Em nota, a Alerj disse que Picciani se notabilizou por legislar em defesa do estado e destacou a carreira política, especialmente, a trajetória à frente da Casa Legislativa, que ele presidiu por seis mandatos.

É de autoria do ex-deputado, por exemplo, a lei que garantiu vagões exclusivos para mulheres na hora do rush em trens e nos metrôs do Rio. Picciani criou também as Comissões de Ética e de Defesa do Consumidor, a TV Alerj e o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado.

Jorge Picciani nasceu em 25 de março de 1955, em Mariópolis, na Zona Norte da capital fluminense, e por 30 anos atuou como pecuarista.

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ele foi preso em 2017, na Operação Cadeia Velha, acusado de participar de um esquema de propina no setor de transportes do estado. No ano seguinte, já em prisão domiciliar, virou alvo de outra operação, a Furna da Onça, que investigou casos de corrupção durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral.

Além de decretar luto, a Alerj ofereceu as instalações do Salão Getúlio Vargas para o velório, previsto para este sábado.

O governador Claudio Castro, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, lamentaram a morte do ex-deputado estadual. Pelas redes sociais, Castro disse que recebia com pesar a notícia do falecimento. Já o prefeito ressaltou a boa relação que mantinha não só com o político, mas também com toda a família.

Jorge Picciani deixa cinco filhos, dois deles - Leonardo e Rafael -  com trajetória política no estado.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo