Em CPI, Mandetta diz que não defendeu kit covid por não ter eficácia

Publicado em 04/05/2021 - 20:52 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta concedeu, nesta terça-feira (4), o primeiro depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, no Senado, que apura a conduta do governo federal durante a pandemia e o repasse de recursos da União para os estados.

A reunião começou às 11h e durou quase oito horas. Ele falou como testemunha e, por isso, se comprometeu a dizer a verdade.

Mandetta foi ministro da Saúde do começo de 2019 até o dia 16 de abril do ano passado, quando o país registrou 188 novas mortes e alcançou 1.924 vítimas da covid-19. A maior parte das perguntas foi no sentido de entender quantas dessas mortes, que hoje passam de 410 mil, poderiam ter sido evitadas.

Os senadores perguntaram por que o ex-ministro não defendeu o uso de remédios do chamado kit covid, como fizeram outros integrantes do governo. Luiz Henrique Mandetta afirmou que, diante de métodos científicos, esses medicamentos não tiveram eficácia.

Luiz Henrique Mandetta disse que, enquanto esteve no cargo, o Ministério da Saúde não pediu que o laboratório do Exército fabricasse cloroquina. Ele contou que, dias antes de ser demitido, participou de uma reunião no Palácio do Planalto, sem o presidente Jair Bolsonaro, em que foi apresentada uma proposta de decreto presidencial para alterar a bula da cloroquina e incluir a covid-19 entre as doenças para as quais o medicamento seria indicado. O então ministro disse que ele e o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, informaram que bula é alterada pela agência reguladora e não por decreto.

Mandetta também respondeu sobre as orientações para a população. Os senadores perguntaram se o ministério recomendava que as pessoas com covid só procurassem atendimento médico quando a situação se agravasse. O ex-ministro afirmou que as orientações atuais são as mesmas desde a declaração de pandemia, em março do ano passado.

Luiz Henrique Mandetta disse que sempre se baseou em evidências científicas e orientou a população a praticar a etiqueta respiratória, higiene das mãos, uso de máscara e afastamento social. Segundo ele, essas são as únicas formas de prevenir a doença.

Os depoimentos de outros dois ex-ministros da Saúde foram adiados. O de Nelson Teich passou para esta quarta-feira (5), às 10h, e o de Eduardo Pazuello ficou para o dia 19 de maio. Mais cedo, Pazuello informou que, no último domingo, teve contato com dois servidores do Palácio do Planalto que testaram positivo para covid.

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo