CPI aprova requerimento para ouvir Wilson Witzel em reunião secreta

Ex-governador pediu para esclarecer alguns fatos de forma privada

Publicado em 23/06/2021 - 16:30 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia no Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), requerimento de convocação para ouvir, em reunião secreta, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Ele já depôs na semana passada, mas pediu para esclarecer alguns fatos de forma privada.

Senadores governistas questionaram a validade do depoimento em sessão secreta e criticaram a resistência do colegiado em aprovar uma audiência com representantes do Consórcio Nordeste que, segundo eles, teriam desviado verbas. 

O senador Marcos Rogério, do DEM de Rondônia, disse que quer esclarecer todos os fatos e afirmou que os suspeitos devem ser ouvidos.

A CPI também aprovou a convocação e quebra de sigilo do tenente-coronel Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Aquisições de Insumos Estratégicos para Saúde do Ministério da Saúde. Será convocada ainda Thais Amaral Moura, assessora especial da Presidência da República. Segundo o relator da Comissão, senador Renan Calheiros, do DEM, o objetivo é apurar a compra da vacina indiana Covaxin pelo governo brasileiro.

Depois de vários pedidos de requerimentos para novos depoentes, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, da Rede, afirmou que será necessário prorrogar a comissão e, para isso, ele quer começar a colher assinaturas nesta quinta-feira (24).

O depoimento previsto para esta quarta era do sócio-administrador do laboratório Precisa, Francisco Emerson Maximiano, mas foi adiado. Ele alegou estar em quarentena após uma viagem à Índia. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz, o empresário deve ser ouvido na semana que vem.

Nesta quinta-feira, os senadores ouvem o chefe da Assessoria Internacional da Presidência da República, Filipe Garcia Martins. E na sexta (25), a Comissão vai receber o deputado Luís Miranda, do DEM do Distrito Federal, e o irmão dele Luís Ricardo Miranda, chefe da Divisão de Importação do Ministério da Saúde. Eles também devem prestar esclarecimento sobre a denúncia de supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo