CPI aprova requerimento para ouvir Wilson Witzel em reunião secreta
A CPI da Pandemia no Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), requerimento de convocação para ouvir, em reunião secreta, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Ele já depôs na semana passada, mas pediu para esclarecer alguns fatos de forma privada.
Senadores governistas questionaram a validade do depoimento em sessão secreta e criticaram a resistência do colegiado em aprovar uma audiência com representantes do Consórcio Nordeste que, segundo eles, teriam desviado verbas.
O senador Marcos Rogério, do DEM de Rondônia, disse que quer esclarecer todos os fatos e afirmou que os suspeitos devem ser ouvidos.
A CPI também aprovou a convocação e quebra de sigilo do tenente-coronel Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Aquisições de Insumos Estratégicos para Saúde do Ministério da Saúde. Será convocada ainda Thais Amaral Moura, assessora especial da Presidência da República. Segundo o relator da Comissão, senador Renan Calheiros, do DEM, o objetivo é apurar a compra da vacina indiana Covaxin pelo governo brasileiro.
Depois de vários pedidos de requerimentos para novos depoentes, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, da Rede, afirmou que será necessário prorrogar a comissão e, para isso, ele quer começar a colher assinaturas nesta quinta-feira (24).
O depoimento previsto para esta quarta era do sócio-administrador do laboratório Precisa, Francisco Emerson Maximiano, mas foi adiado. Ele alegou estar em quarentena após uma viagem à Índia. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz, o empresário deve ser ouvido na semana que vem.
Nesta quinta-feira, os senadores ouvem o chefe da Assessoria Internacional da Presidência da República, Filipe Garcia Martins. E na sexta (25), a Comissão vai receber o deputado Luís Miranda, do DEM do Distrito Federal, e o irmão dele Luís Ricardo Miranda, chefe da Divisão de Importação do Ministério da Saúde. Eles também devem prestar esclarecimento sobre a denúncia de supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin.
![Petrobras/Divulgação Colômbia 05/12/2024 Petrobras descobre reservatório de gás natural na Colômbia. Mapa mostra localização do novo poço de gás natural Foto: divulgação/Petrobras](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Dias Toffoli durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Brasília- 05/12/2024 Câmara aprova regime de urgência para duas propostas do ajuste fiscal. Foto Vinicius Loures/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/Coletivo Fala Akari Rio de Janeiro 05/12/2024 A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o Estado brasileiro por responsabilidade no desaparecimento forçado de 11 jovens afrodescendentes na favela de Acari, no Rio de Janeiro, em 1990. Reprodução/Coletivo Fala Akari](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)