Empresário Carlos Wizard não comparece na CPI da Pandemia

Publicado em 17/06/2021 - 15:46 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 17/06/2021 - 17:09

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, vai pedir à Justiça a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard à comissão e a retenção do passaporte dele. A decisão foi tomada antes da suspensão da reunião da comissão desta quinta-feira.

Isso porque o empresário foi convocado para prestar depoimento e não compareceu. Mesmo estando nos Estados Unidos, Carlos Wizard, não contatou a CPI remotamente para participar, e segundo Aziz, ainda pediu uma nova data para prestar depoimento.

O empresário conseguiu um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Carlos Barroso, que deu a ele permissão para ficar calado no depoimento. 

A atitude do empresário foi criticada pelo presidente da comissão, Omar Aziz, que considerou o não comparecimento como uma falta de respeito.

A expectativa dos senadores é que Wizard esclareça sobre a existência de um grupo de aconselhamento do governo sobre assuntos relacionados à pandemia.

O outro depoente aguardado para esta quinta-feira era o auditor do TCU, Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo Marques. Ele foi convocado para explicar a participação em um estudo que questiona o número de mortes por covid-19 no Brasil no ano passado. Marques está afastado do cargo e responde a processo disciplinar no TCU, para investigar sua conduta, já que o Tribunal não autorizou o estudo.

O auditor, que também estava protegido por um habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, compareceu a reunião. Mesmo assim, o presidente da CPI suspendeu o depoimento, porque os senadores deveriam participar da sessão no plenário para votação da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras.

Nesta sexta-feira, a CPI recebe, como convidados, os médicos Ricardo Zimmerman e Francisco Cardoso Alves.

 

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Aeroporto de Confins (MG) concentra maiores amostras da covid-19

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada.

Baixar arquivo
Geral

Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Baixar arquivo
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo