Empresário Carlos Wizard não comparece na CPI da Pandemia

Publicado em 17/06/2021 - 15:46 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 17/06/2021 - 17:09

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, vai pedir à Justiça a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard à comissão e a retenção do passaporte dele. A decisão foi tomada antes da suspensão da reunião da comissão desta quinta-feira.

Isso porque o empresário foi convocado para prestar depoimento e não compareceu. Mesmo estando nos Estados Unidos, Carlos Wizard, não contatou a CPI remotamente para participar, e segundo Aziz, ainda pediu uma nova data para prestar depoimento.

O empresário conseguiu um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Carlos Barroso, que deu a ele permissão para ficar calado no depoimento. 

A atitude do empresário foi criticada pelo presidente da comissão, Omar Aziz, que considerou o não comparecimento como uma falta de respeito.

A expectativa dos senadores é que Wizard esclareça sobre a existência de um grupo de aconselhamento do governo sobre assuntos relacionados à pandemia.

O outro depoente aguardado para esta quinta-feira era o auditor do TCU, Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo Marques. Ele foi convocado para explicar a participação em um estudo que questiona o número de mortes por covid-19 no Brasil no ano passado. Marques está afastado do cargo e responde a processo disciplinar no TCU, para investigar sua conduta, já que o Tribunal não autorizou o estudo.

O auditor, que também estava protegido por um habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, compareceu a reunião. Mesmo assim, o presidente da CPI suspendeu o depoimento, porque os senadores deveriam participar da sessão no plenário para votação da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras.

Nesta sexta-feira, a CPI recebe, como convidados, os médicos Ricardo Zimmerman e Francisco Cardoso Alves.

 

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria comitê para combater violência política contra mulheres

Objetivo do do Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021: mais de três milhões de estudantes têm inscrição confirmada

Para a modalidade digital do Enem foram confirmadas aproximadamente 69 mil inscrições de um total de 101 mil vagas ofertadas.  

Baixar arquivo
Economia

Cenário energético vai permanecer sensível até novembro, aponta ONS

Estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios.

Baixar arquivo