Empresário Carlos Wizard não comparece na CPI da Pandemia

Publicado em 17/06/2021 - 15:46 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 17/06/2021 - 17:09

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, vai pedir à Justiça a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard à comissão e a retenção do passaporte dele. A decisão foi tomada antes da suspensão da reunião da comissão desta quinta-feira.

Isso porque o empresário foi convocado para prestar depoimento e não compareceu. Mesmo estando nos Estados Unidos, Carlos Wizard, não contatou a CPI remotamente para participar, e segundo Aziz, ainda pediu uma nova data para prestar depoimento.

O empresário conseguiu um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Carlos Barroso, que deu a ele permissão para ficar calado no depoimento. 

A atitude do empresário foi criticada pelo presidente da comissão, Omar Aziz, que considerou o não comparecimento como uma falta de respeito.

A expectativa dos senadores é que Wizard esclareça sobre a existência de um grupo de aconselhamento do governo sobre assuntos relacionados à pandemia.

O outro depoente aguardado para esta quinta-feira era o auditor do TCU, Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo Marques. Ele foi convocado para explicar a participação em um estudo que questiona o número de mortes por covid-19 no Brasil no ano passado. Marques está afastado do cargo e responde a processo disciplinar no TCU, para investigar sua conduta, já que o Tribunal não autorizou o estudo.

O auditor, que também estava protegido por um habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, compareceu a reunião. Mesmo assim, o presidente da CPI suspendeu o depoimento, porque os senadores deveriam participar da sessão no plenário para votação da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras.

Nesta sexta-feira, a CPI recebe, como convidados, os médicos Ricardo Zimmerman e Francisco Cardoso Alves.

 

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo