CPI: ex-coordenadora do PNI critica falta de vacinas contra Covid

Publicado em 08/07/2021 - 16:58 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em depoimento à CPI da Pandemia, nesta quinta-feira (08), a ex-coordenadora do PNI, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, disse que faltaram à campanha doses suficientes de vacina e divulgação de informações para a população.

Ela também relatou aos senadores pressões para a definição dos grupos prioritários do programa. Segundo ela, tendo em vista um cenário de escassez de vacinas, foi preciso fazer uma campanha fragmentada, que precisava de uma comunicação muito clara para que ela pudesse acontecer de forma única no país.

Franciele, que foi exonerada nesta semana, explicou que deixou o cargo no Ministério da Saúde por motivos pessoais e por haver uma politização em torno da vacina. Ela relatou que esteve por dois anos à frente do Programa Nacional de Imunizações, e ressaltou o potencial do país para promover campanhas de vacinação, citando o exemplo da vacina contra a gripe deste ano, destinada a 80 milhões de brasileiros.

Perguntada sobre a reação adversa que causou a morte de uma gestante após a vacinação contra o coronavírus com a Astrazeneca, a ex-coordenadora argumentou que existem estudos de avaliação de risco da imunização nas grávidas que apontam que elas devem se imunizar. Fantinato também defendeu a chamada intercambialidade, ou seja, a possibilidade de tomar a segunda dose da vacina de outro fabricante.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, pediu ao relator, o senador Renan Calheiros, para mudar a condição de Franciele Fantinato de investigada para testemunha. E que seja cancelada a quebra do sigilo telefônico e telemático dela. As solicitações ainda serão analisadas.

Ainda na reunião desta quinta (08) da Comissão, o presidente da CPI, senador Omar Aziz, disse que vai enviar uma carta ao presidente Jair Bolsonaro para que ele se manifeste sobre as denúncias do deputado federal Luis Miranda em relação a supostas irregularidades no contrato de compra da vacina indiana Covaxin.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo