Bolsonaro se reúne com presidente de Guiné-Bissau em Brasília

Publicado em 24/08/2021 - 14:10 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira. Após a recepção oficial, com desfile militar, ambos seguiram para uma reunião a portas fechadas.

Após o encontro, os dois mandatários fizeram uma declaração conjunta à imprensa. O presidente Jair Bolsonaro disse que eles trataram de assuntos comuns entre os países, como agricultura, saúde e defesa. E acrescentou que o país africano tem muito a colaborar.

Ao lado de Bolsonaro, o presidente da Guiné-Bissau declarou que o Brasil “tem tudo” o que eles precisam e pode intensificar as relações econômicas entre ambos os países.

A Guiné-Bissau fica no continente africano, na costa do Oceano Atlântico. Assim como o Brasil, foi colonizado por Portugal, e uma pequena parte da população fala o português. Por isso, também faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Em julho deste ano, Brasil e Guiné-Bissau debateram a ampliação da parceria em educação, agronegócio e defesa.

Em relação à balança comercial, a Guiné-Bissau ocupa o lugar 95 entre os países que mais compram produtos brasileiros. No ranking, o Brasil exporta para lá: açúcar, seguido de produtos da indústria de transformação e, depois, carne de aves, entre outros.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cúpula Social do Mercosul tem apelo por integração em direitos humanos

Evento foi retomado de forma presencial após sete anos. Tom das integrantes da mesa de abertura foi por cooperação não só econômica, mas de estreitamento de laços culturais e promoção de políticas de combate ao racismo, misoginia e precarização do trabalho.

Baixar arquivo
Economia

Alckmin diz que produção de gás natural deve dobrar nos próximos anos

A fala veio em resposta a representantes da indústria química, que pediram mais atenção ao setor. Alckmin é o presidente em exercício, enquanto Lula participa da COP 28, evento mundial que trata do fim dos combustíveis fósseis.

Baixar arquivo
Economia

Expectativa da inflação para 2023 cresce 0,01 ponto percentual

Ajuste de analistas foi feito tanto para 2023 como para 2024. Para o PIB, os percentuais permaneceram os mesmos.

Baixar arquivo
Educação

Gabarito preliminar da 2ª etapa do Revalida será divulgado na quarta

Nessa segunda fase, os participantes realizaram tarefas específicas de cada área, o que envolve investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de diagnósticos, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai destinar R$ 256 milhões para combater arboviroses

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, chikungunya e zika.

Baixar arquivo