Bolsonaro se reúne com presidente de Guiné-Bissau em Brasília

Publicado em 24/08/2021 - 14:10 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira. Após a recepção oficial, com desfile militar, ambos seguiram para uma reunião a portas fechadas.

Após o encontro, os dois mandatários fizeram uma declaração conjunta à imprensa. O presidente Jair Bolsonaro disse que eles trataram de assuntos comuns entre os países, como agricultura, saúde e defesa. E acrescentou que o país africano tem muito a colaborar.

Ao lado de Bolsonaro, o presidente da Guiné-Bissau declarou que o Brasil “tem tudo” o que eles precisam e pode intensificar as relações econômicas entre ambos os países.

A Guiné-Bissau fica no continente africano, na costa do Oceano Atlântico. Assim como o Brasil, foi colonizado por Portugal, e uma pequena parte da população fala o português. Por isso, também faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Em julho deste ano, Brasil e Guiné-Bissau debateram a ampliação da parceria em educação, agronegócio e defesa.

Em relação à balança comercial, a Guiné-Bissau ocupa o lugar 95 entre os países que mais compram produtos brasileiros. No ranking, o Brasil exporta para lá: açúcar, seguido de produtos da indústria de transformação e, depois, carne de aves, entre outros.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Idosos e profissionais da área de saúde começaram a receber a 3ª dose.

Baixar arquivo
Geral

Empresa Brasil de Comunicação completa 14 anos

A estatal foi criada durante o 1°Fórum Nacional de TVs Públicas, em 2007, a partir da incorporação da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Baixar arquivo
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo
Saúde

IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina da Astrazeneca à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro.

Baixar arquivo