Bolsonaro se reúne com presidente de Guiné-Bissau em Brasília
Publicado em 24/08/2021 - 14:10 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira. Após a recepção oficial, com desfile militar, ambos seguiram para uma reunião a portas fechadas.
Após o encontro, os dois mandatários fizeram uma declaração conjunta à imprensa. O presidente Jair Bolsonaro disse que eles trataram de assuntos comuns entre os países, como agricultura, saúde e defesa. E acrescentou que o país africano tem muito a colaborar.
Ao lado de Bolsonaro, o presidente da Guiné-Bissau declarou que o Brasil “tem tudo” o que eles precisam e pode intensificar as relações econômicas entre ambos os países.
A Guiné-Bissau fica no continente africano, na costa do Oceano Atlântico. Assim como o Brasil, foi colonizado por Portugal, e uma pequena parte da população fala o português. Por isso, também faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Em julho deste ano, Brasil e Guiné-Bissau debateram a ampliação da parceria em educação, agronegócio e defesa.
Em relação à balança comercial, a Guiné-Bissau ocupa o lugar 95 entre os países que mais compram produtos brasileiros. No ranking, o Brasil exporta para lá: açúcar, seguido de produtos da indústria de transformação e, depois, carne de aves, entre outros.
Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki